Na abertura, o secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger, elogiou os agricultores que aceitaram o desafio de realizar o Florango, especialmente os associados da Afloralta e Amorango. Agradeceu ao prefeito Sérgio Xavier, que, mesmo tendo assumido a Prefeitura havia poucos dias, envidou todos os esforços para a manutenção do festival.
Já o secretário de Cultura disse que a reconstrução de Nova Friburgo passa por eventos como o Florango, que mostrava a cidade como uma das principais do estado, o segundo município produtor de flores de corte do país, o primeiro produtor de morango e de trutas do estado. Citou também que 600 geólogos participavam de um simpósio e outro grupo, de gestores de jardins históricos, de um encontro na cidade, com grande movimento nos hotéis, restaurantes e comércio. Roosevelt lembrou que a marca Florango surgiu entre os alunos do curso de comunicação do Campus Nova Friburgo da Universidade Candido Mendes e elogiou o colega secretário Roberto Wermelinger, técnicos e os produtores pelo esforço na realização do evento.
Sérgio Xavier disse que a inauguração do Florango era um de seus primeiros atos oficiais, um evento que valoriza as raízes e riquezas de Nova Friburgo. O prefeito lembrou as dificuldades em consequência da tragédia de janeiro deste ano, em que alguns agricultores chegaram a perder tudo, mas o Florango simbolizava o momento de reconstrução, de ressurgimento e fortalecimento da economia do município, que forçosamente passa pelos agricultores.
Para Sérgio Xavier, o momento exige a ajuda de todos. “O sentimento de todos é de muita esperança, me coloco à disposição de todos. Enquanto tiver forças, estarei lutando para uma cidade melhor, a cidade que todos nós acreditamos e amamos. Espero muito poder contar com a colaboração de todos. Sozinho, nada vou conseguir; com alguns, conseguiremos alguma coisa, mas com todos vocês, com a força dos secretários, dos vereadores e todos os produtores, faremos muito”, encerrou o prefeito.