A 81ª Semana Euclidiana começou no dia 9 de agosto e vai terminar no dia 15, em São José do Rio Pardo, no Estado de São Paulo com apresentações musicais, teatro, oficinas, palestras e exposições.
Com o tema “Euclydes da Cunha: Pioneiro na Defesa do Meio Ambiente no Brasil”, a edição deste ano vai debater os problemas ambientais do país, questão abordada pelo escritor em suas obras. Euclydes da Cunha nasceu no município de Cantagalo, no distrito de Euclidelândia, no Estado do Rio de Janeiro, mas viveu na cidade de São José do Rio Pardo entre 1898 a 1901 onde escreveu parte da obra de “Os Sertões”.
Em meio à programação, a Semana Euclidiana tem a Feira Literária Rio-Pardense com palestras, lançamentos de livros, oficinas, saraus, concurso de poesias, entre outras atividades.
“Foi dada a largada à maior maratona de estudos sobre a vida e obra do escritor cantagalense Euclydes da Cunha. Serão sete dias de intensos estudos das 08h30 da manhã até às 12h e palestras, conferências e trocas de experiências culturais até às 22h da noite”, afirmou nas redes sociais, Matheus Lucas de Arruda Camara, assessor de Cultura de Cantagalo, que está fazendo parte da caravana que saiu de Cantagalo para participar do evento em São Paulo.
“A Semana não é só uma oportunidade de conectar-se com pessoas de todos os lugares do Brasil, mas de estar frente a frente com as maiores autoridades e intelectuais sobre o assunto. Cantagalo sendo bem representado por mais de 40 alunos e com a promessa de grandes premiações.” garantiu Matheus Camara que é um dos estudiosos sobre a vida do escritor cantagalense Euclydes da Cunha.
A delegação de Cantagalo foi acompanhada por Matheus Lucas de Arruda Camara, assessor de Cultura do município, pelos professores Rick Cunha e Ygor Couto.
A caravana é composta por 41 pessoas de Cantagalo, sendo dois professores do ciclo de estudos da semana Euclidiana, Igor Ferreira, Maria Laura e Alex Vieitas.
Os alunos participantes do evento são 11 do ensino superior e o restante do ensino médio do município.
Em Cantagalo, há uma expectativa muito grande de que ainda este ano a Casa Euclides da Cunha, que é mantida e administrada pelo Governo do Estado seja reaberta, com um convênio com a Prefeitura Municipal. O local está fechado há muitos anos, com um grande acervo do escritor cantagalense Euclydes da Cunha.