No dia 15 de agosto a Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene em homenagem aos 80 anos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU. O deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) foi propositor do requerimento para a realização da sessão, juntamente com o deputado Júlio César Ribeiro (PRB-DF). Durante a sua fala na tribuna, Luiz Lima homenageou a atleta friburguense de natação Jhennifer Alves, campeã brasileira e grande promessa da natação.
Luiz iniciou o discurso agradecendo aos 26 funcionários da CBDU, que são ex-atletas do desporto universitário, e relembrou a proximidade com a CBDU, suas participações e vitórias em algumas edições do Universíade, evento multidesportivo internacional, organizado para atletas universitários pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), e a importância do desporto universitário para a sociedade.
“Até hoje a gente não enxerga o esporte e a cultura como pilares da educação. Não possuímos rubrica de desenvolvimento esportivo dentro do Ministério da Educação, que possa promover o desporto universitário nas universidades. É uma visão míope quando um país não enxerga que o esporte é um pilar da educação. A CBDU, em seus 80 anos, ainda não conseguiu mostrar para a sociedade a importância do desporto universitário. Infelizmente, é um hábito comum também nas escolas, tanto públicas quanto particulares. Eu costumo dizer o seguinte: se o Ministério da Educação espirrar esporte, ele modifica o esporte. Mas, infelizmente, esse entendimento ainda não aconteceu”, lamentou Lima.
Luiz Lima não deixou passar em branco a presença da atleta Jhennifer Alves, campeã da Universíade e nos jogos Pan-americanos de Lima. “Gostaria de parabenizar, representando todos os atletas, a Jhennifer Conceição, natural de Nova Friburgo, campeã mundial agora na Universíade e nos jogos Pan-americanos de Lima. Quem sabe a Jhennifer não possa ser uma representante do esporte na política futuramente? Acho muito interessante; seria um nome maravilhoso. Uma mulher defendendo o esporte na política”.
Jhennifer subiu à tribuna para agradecer e falou sobre a rotina de treinos. “Estou aqui em nome de todos os atletas que defendem a camisa brasileira. Somos muito gratos à CBDU pela oportunidade de representar o Brasil em tantas competições. Não é fácil conciliar a universidade com a rotina de treinos, mas é muito gratificante. Agradeço a CBDU por ter me dado a oportunidade de conquistar para o Brasil a primeira medalha de ouro feminina da natação nos 50m peito. Não quero só conquistar medalhas, quero fazer história e deixar um legado. Importante lembrar que o feminino pode tanto quanto o masculino”, finalizou a nadadora friburguense.