Para se ter uma ideia, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana, em Minas Gerais, é a instituição campeã, de acordo com novo ranking presente no artigo ‘Avaliação no ensino superior: acertos e derrapagens’. No ranking formulado pelos economistas, a Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD), de Nova Friburgo, aparece no 76º lugar.
Diferentemente do MEC, que avalia a qualidade através do Índice Geral de Cursos (IGC), entre outros critérios, como a opinião dos alunos sobre a faculdade, o estudo coordenado pelo economista Cláudio de Moura Castro chega a um ranking em que o desempenho na sala de aula – as notas do Enade – é o principal critério.
Como os dados utilizados para a análise foram as notas do Enade, parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do MEC, do ano de 2008, que, dependendo da área de conhecimento, só acontece uma vez a cada quatro anos, o ranking não inclui as 2.377 unidades de ensino superior do país (número de 2010). Apenas 1.682 participam da pesquisa.
Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia pode fechar as portas
Na tarde de terça, 22 de novembro, os alunos da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia se reuniram numa assembleia geral para discutir e obter alternativas para a instituição que ameaça fechar. Muitos dos alunos sugeriram fazer campanha nas escolas da cidade para mostrar a importância de manter a faculdade.
A Congregação Santa Dorotéia, mantenedora da FFSD, anunciou que a instituição estava tendo prejuízos financeiros devido à queda na entrada de alunos. Fundada em 1956, a faculdade é responsável pela formação de professores, inclusive para cidades vizinhas, e o término dos cursos tende a prejudicar o mercado. Atualmente, apenas 350 alunos estudam na Santa Dorotéia.
A primeira tentativa da congregação em manter a faculdade aberta foi oferecer os cursos para a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). A negociação se arrastou até o fim de outubro, mas ainda não teve continuidade. Segundo Ricardo Costa, o Rico, professor da faculdade, foi dito aos professores pelos representantes da congregação que se a faculdade não encontrar um novo parceiro ou uma nova mantenedora ela não vai oferecer vestibular para 2012 e a tendência é ir fechando as turmas que estão concluindo os cursos.
No entanto, irmã Celma Calvão, diretora da faculdade há 30 anos, afirmou que a Santa Dorotéia ainda está ligada à UCP. Segunda a irmã, as negociações estão paradas porque a UCP está com problemas internos, como a mudança de reitor. Irmã Celma disse, ainda, que só está esperando passar novembro para retomar as conversas com a UCP.
Na terça, 22, a pedido dos professores, o deputado Glauber Braga se reuniu com o setor do Ministério da Educação e com o senador Cristóvão Buarque a fim de buscar alternativas e recursos para solucionar o problema financeiro vivido pela instituição.
Já o vereador, professor Pierre Moraes, que é diretor do Sindicato dos Professores, sugeriu como alternativa um consórcio intermunicipal das prefeituras de Nova Friburgo e cidades vizinhas pra bancar alunos. Para a diretora, todas as propostas e sugestões são bem-vindas e diz que continua lutando e procurando não só a UCP, mas outras instituições para conversar.