O diretor presidente do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultura (INEPAC), Cláudio Prado de Mello, esteve no II Encontro de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cantagalo e região por intermédio do convite feito pelo professor Gilson Andrade. “Eu reforcei o convite no dia que estive na Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro”, garantiu Matheus Câmara, um dos organizadores do evento. Cláudio Prado apresentou uma palestra sobre a atuação dele e de sua equipe frente ao órgão estadual durante o evento. Ele ficou encantado com a importância cultural de Cantagalo e pelo vasto material que possui preservado, principalmente a fazenda Sant’Anna de propriedade do médico Renato Lutterbach.
“Nós tivemos a oportunidade de conversar com ele sobre os bens de Cantagalo de maiores relevância cultural como o Palacete do Gavião, a Casa de Euclides da Cunha e as fazendas do café. Além, é claro, de solicitar um apoio para o restauro do coreto do jardim, que é o único bem da cidade tombado pelo Instituto estadual do patrimônio cultural e nos foi dito que a forma mais eficaz é inscrever-se num edital de patrimônio para que alguma empresa faça o trabalho através da lei de incentivo a cultura do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Matheus Câmara, atual assessor de Cultura do município de Cantagalo.
Foi a primeira vez que o diretor presidente da instituição visitou a cidade e prometeu retornar com a equipe técnica para mapear e propor o tombamento de alguns bens importante para que ganhe destaque nacional e sejam preservados.
O II Encontro Cultural de Preservação Histórica de Cantagalo e região fez duas visitas a fazendas históricas em Cantagalo, além de palestras na Casa Euclides da Cunha.
Em Campo Alegre, os participantes visitaram a Fazenda Boa Vista, da família Bon; e em Cantagalo, eles visitaram a Fazenda Santana, do médico Renato Monnerat Lutterbach.