Neste tão disputado concurso leiteiro, que ocorreu no período de 12 a 15 de novembro, reuniram os melhores exemplares da raça Girolando, e estes, divididos em duas categorias: Vaca Jovem – novilha com até 36 meses e “Vaca Adulta”. O primeiro colocado de cada categoria levou uma premiação de R$ 4 mil e o segundo, R$ 2 mil. Os inscritos competiram nas 10 ordenhas, a cada gota de leite; tendo uma vitória apertada na última ordenha.
Na disputa da categoria “Vaca Jovem”, vitória do animal Duquesa Babitonga, representante do município de Cachoeiras de Macacu. Esta, cria da OPU Assessoria Reprodutiva – com expressivos 137,62 kg de leite, com média de 41,28 kg de leite por dia.
Na disputa da categoria “Vaca Adulta”, vitória apertada do animal Cachaça, representante de São José dos Calçados (ES), com uma incrível performance de 206,125 kg de leite – produção média de 61,83 kg de leite por dia. A segunda colocada foi o animal Castanhola, de São Sebastião do Alto, com 205,590 kg de leite. Uma diferença de 0,535 kg. Foi um concurso leiteiro equilibrado e bem disputado a cada ordenha.
No desfecho do evento, vale ressaltar a satisfação pelo primeiro evento fora do período da exposição agropecuária com sucesso. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos durante esses dias, e estamos preparando um calendário com mais atrações e melhorias para o ano que vem”, disse Marco Aurélio Grillo, empresário do Sabor da Serra Laticínios, de Cordeiro.
– Os resultados durante esses dias são de muita alegria para nós, pois motiva cada vez mais trabalhar com mais afinco para engrandecer nosso evento para os outros anos – ressaltou Rodrigo Coelho, diretor administrativo da OPU Assessoria Reprodutiva.
– A AgroSerra termina com um gostinho de ‘quero mais’, e vamos aguardar com muita ansiedade o próximo evento no ano que vem, quando teremos várias outras atrações a nível nacional – concluiu Coelho, empolgado com o sucesso da festa.