O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, visitou o terreno onde está sendo construído o Mosteiro de São Bento, em Vila da Grama – lugar também chamado de Tapera. Dom Justino acompanhou a visita que contou ainda com a presença do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly, secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes, coordenador de Esportes, Alex Pinheiro e com o Técnico da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Rio de Janeiro, Roberto Luiz Marciano Laje Júnior.
O local escolhido ganharam uma casa nova e um espaço totalmente adaptado para receber futuramente os monges. “O terreno que encontramos para comprar fica num morro. No alto do mesmo temos a vista da ‘represa’, um espelho d’água de mais de 10Km entre as montanhas. Toda a região é muito montanhosa e isso dificulta um pouco a construção. Cremos que o projeto executivo será construído em dois ou três níveis”, explica o site oficial do mosteiro.
O terreno tem um pouco mais de seis alqueire, sendo grande parte coberta por mata. “Esta parte é representada na topografia em verde e a área útil para construção do nosso mosteiro. Na parte inferior, nota-se a casa já existente e que será reformada com o valor doado nesta primeira etapa. O primeiro projeto para adaptação e ampliação da casa já existente no terreno (deverá abrigar uma comunidade com doze pessoas), foi idealizado por Dom Justino e ajustado e colocado no papel pelo arquiteto Paulo Coutinho, proprietário da empresa Arquiteco”, relata o site www.mosteirodesaobento.com.br – em detalhes.
A casa que existe no terreno, apesar de grande e espaçosa, já sofre reparos nas paredes. “Ela tinha muitas rachaduras e sem vigas para suportar o peso do telhado, no piso e repartição nova dos cômodos para dar lugar a maior número de celas (quartos). No futuro, essa casa poderá tornar-se uma hospedaria do mosteiro. Dela há uma vista linda para as pedras do Frade e Roncador”, ilustra a página oficial.
Este projeto, num segundo momento, foi aperfeiçoado e modificado pelo arquiteto Luciano Macedo que ofereceu-nos sua experiência nesse tipo de empreendimento. No início de agosto, sob o comando de Robson da RMM Manutenções, iniciaram-se as obras com previsão de término para dezembro. “Estamos felizes em receber uma obra deste tamanho. Nossa cidade merece e tenho certeza que irá acrescentar muito”, disse o prefeito Rodrigo Viana.