Segundo o autor, o livro foi elaborado minuciosamete através das pesquisas realizadas no decorrer dos últimos anos, com o objetivo de trazer à tona o surgimento e os fatos históricos do município de Trajano de Moraes, procurando relatar, de forma simples e objetiva, a constituição “do valoroso e progressista município”.
‘De São Francisco de Paula a Trajano de Moraes’ proporcionará ao leitor, e principalmente aos trajanenses, conhecimentos do que foi no passado este torrão da Velha Província, além das ocorrências e curiosidades não lendárias, mas, fatos verídicos que estão nas páginas de livros e jornais da época.
– É um resgate da nossa história, que, com muito orgulho, ora levamos aos nossos leitores. Sendo eu trajanense honorário e de coração, tenho a grande satisfação de prestar esta colaboração à comunidade, à sociedade, aos professores, aos estudantes e a todos que apreciam uma leitura que versa sobre a nossa história – disse o autor.
O livro foi prefaciado pelo professor Marcondes Manoel Monteiro e pelo secretário municipal de Planejamento e Coordenação Geral de Santa Maria Madalena, Nestor Lopes.
No livro, o autor também agradece a Deus pela execução do trabalho e pela oportunidade concedida, à sua mãe, Eurídice dos Santos Dias, além de irmãos e familiares. Também há agradecimentos ao prefeito Carlinhos Gomes, ao vice-prefeito Omair Diniz, secretários, vereadores e algumas homenagens póstumas, como ao pai do autor, José Pereira Dias. Outros citados são: Luiz Carlos, Juarez Ferraz, Gim, Osvaldo Almeida, Antônio Guarda, entre outros.