ABCP abre concurso escolar sobre desenvolvimento sustentável

Ação estimula crianças e adolescentes de Cantagalo, Cordeiro e Macuco a refletir

A quarta edição do Concurso Escolar de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e suas três associadas na região, as fábricas de cimento Holcim, Lafarge e Votorantim, instaladas no Polo Cimenteiro de Cantagalo, deverá envolver mais de 12 mil alunos de escolas públicas e particulares das cidades de Cantagalo, Cordeiro e Macuco.

O objetivo do concurso é conscientizar e estimular alunos e professores a assumir uma atitude participativa em relação ao meio ambiente e às boas práticas do desenvolvimento sustentável. “No concurso, os estudantes serão estimulados, através da leitura, da pesquisa e da criação de trabalhos, a desenvolver conceitos práticos sobre desenvolvimento sustentável. Para isso, utilizarão, conforme a idade e a série, formas de expressão como desenho, colagem, redação e filmes de curta duração (videoclipes)”, explicou Mário William Esper, diretor de Relações Institucionais da ABCP, que chamou a atenção para a importante e fundamental parceria entre os setores público e privado no evento, destacando o interesse de prefeitos e secretários.

Diferentes das edições anteriores, este ano os alunos do ensino médio ficaram de fora. Participam somente alunos dos cursos de educação infantil e do ensino fundamental matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, divididos em cinco categorias: A (educação infantil e 1º ano do ensino fundamental I); B1 (2º e 3º anos do ensino fundamental I); B2 (4º e 5º anos do ensino fundamental I); C1 (6º e 7º anos do ensino fundamental II); e C2 (8º e 9º anos do ensino fundamental II).

O lançamento foi encerrado com palestra de Mário William Esper, da ABCP, que citou Cantagalo como exemplo. “É a primeira cidade da América Latina a dar destinação adequada aos resíduos urbanos”, anunciou, numa clara referência ao coprocessamento, nos altos fornos de cimento, de resíduos urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email