Carlos Thompson ministrará palestra nesta sexta-feira, dia 25
A abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia 2013 (SNCT) aconteceu no dia 21 de outubro, em Nova Friburgo, no Salão Azul da Prefeitura, com a presença do prefeito Rogério Cabral (PSD), secretários, vereadores e do professor Carlos Thompson, convidado de honra para a ocasião e Ph.D. em mecânica pela University of Houston. Carlos Thompson fará uma palestra nesta sexta-feira, dia 25, às 19h, no auditório da Universidade Candido Mendes (Ucam).
Rogério Cabral noticiou que pretende enviar à Câmara Municipal projeto de lei para a criação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. “É preciso investir cada vez mais, divulgar e fazer com que as escolas participem mais e mais das novas tecnologias. Precisamos de pessoas mais preparadas, inclusive na Prefeitura, onde temos dificuldades com pessoas preparadas, mas, no futuro, vamos melhorar esse quadro de falta de mão de obra qualificada. Vamos investir em parcerias com as faculdades”, disse.
A secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, informou que esse é o décimo ano que o Brasil comemora a SNCT e que, em Nova Friburgo, é a terceira vez. “Este ano, a secretaria está à frente. Esperamos que os objetivos possam ser difundidos, popularizados, principalmente entre os nossos jovens. E esperamos, nos quatro anos de governo, conseguir realizar a construção do museu de ciência e tecnologia com participação das escolas públicas e particulares”, destacou.
O professor Carlos Thompson falou para o grupo de jovens que assistia à cerimônia sobre o início de sua vida acadêmica, que completa 45 anos. “Comecei em escola técnica e, em 1970, nos Estados Unidos, passei cinco anos cursando mecânica e aerodinâmica”. Thompson destacou que ciência é diferente de tecnologia. Que a ciência é o homem buscando conhecimento por ele mesmo, enquanto que a tecnologia usa os conhecimentos e transforma-os em meio econômico. Reforçou que a ciência vem do ensino básico. “Temos que ter uma boa formação para termos um futuro com tecnologia. Pressa é diferente de eficiência. Mas ser rápido é eficiente. É muito importante, como diz o prefeito, incentivar, desde os primeiros anos, as criancinhas”, completou.
Renato Satyro falou sobre a colaboração do esporte para o evento e, por outro lado, a colaboração da tecnologia para o esporte. “Atualmente, é possível identificar o potencial de uma criança para o esporte através de um exame de sangue. Nos clubes de futebol, existem profissionais em fisiologia que trabalham junto com a tecnologia, buscando aperfeiçoamentos físicos”, lembrou.