Já virou tradição a ação social que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) realiza perto do Natal, recebendo cartas de crianças que querem ser presenteadas pela figura simbólica do Papai Noel.
No município de Nova Friburgo, a agência central solicitou à Secretaria Municipal de Educação que indicasse uma escola em área de fragilidade socioeconômica. A unidade indicada neste ano foi a Escola Municipal Estação do Rio Grande, em Riograndina, onde todos os alunos fizeram suas cartas endereçadas ao bom velhinho.
Os funcionários da agência central no município, que fica na Praça Getúlio Vargas, estão viabilizando a ação junto à instituições e membros da comunidade friburguense para poderem atender aos 348 alunos que enviaram suas cartas.
Tão logo sejam arrecadados os presentes em quantidade para fazer a alegria de todas as crianças da unidade escolar, será marcada a data de entrega com a presença de Papai Noel, na própria escola.
A ação dos Correios acontece em todo país. No caso de cartas postadas diretamente nas agências, dependendo da região, elas são direcionadas ao Correio central, que disponibiliza para que a população possa pegar uma ou quantas cartas puder para fazer a alegria de uma criança.