A Secretaria Estadual de Transporte chegou a elaborar um projeto para a implantação de um aeródromo no município de Cantagalo em meados de 2000. O estudo estava relacionado à viabilização do transporte aéreo que iria beneficiar as regiões Serrana e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, principalmente na forte presença industrial na área de Nova Friburgo, bem como na existência de imensas jazidas de calcário na região de Cantagalo, as segundas maiores do país, aliada a presença de fábricas dos maiores grupos cimenteiros do País, em Cantagalo.
A área proposta para a construção do aeroporto de Cantagalo localiza-se junto à rodovia estadual RJ-170, que liga a cidade de Cantagalo ao quarto distrito, São Sebastião do Paraíba, a cerca de oito quilômetros do Centro da cidade, na localidade conhecida como bairro Novo Horizonte.
O projeto do aeródromo, que seria implantado em Cantagalo, comportaria aeronaves até o porte do Brasília EMB 120 na primeira etapa. Com a execução de revestimento em concreto ou asfalto na pista, táxi e pátio, seria possível operações plenas de aeronaves do porte do fokker-50.
O projeto do aeródromo de Cantagalo previa, ainda, uma pista de pouso com 1.220m x 30m em saibro, e pista de táxi, com dimensões de 45m x 18m. O pátio de aeronaves teria formato retangular, com dimensões de 80m x 60m. Já uma área seria reservada para a construção do terminal de passageiros junto ao pátio de aeronaves.
O ex-assessor de Indústria e Comércio de Cantagalo, que também presidiu a Associação Comercial de Cantagalo (Aciacan), Joel Naegele, já falecido, garantia que o assunto era recorrente em relação a Nova Friburgo. “Quando o tema foi tratado, há muitos anos, Nova Friburgo foi descartado pelo excesso de montanhas muito elevadas e condições climáticas desfavoráveis em alguns meses do ano. Daí que a preferência, em se tratando da Região Serrana, recaiu em Cantagalo, porque o local parece que foi desenhado para um campo de pouso”, informou.
Mas, lamentavelmente, o projeto, que no início previa a construção de um aeroporto em Cantagalo, depois passou a ser apenas um aeródromo, não saiu do papel.
Rede de Aeroportos de Interesse – Rio de Janeiro – PAERJ 2017
PAERJ 2017
Segundo o relatório da PAERJ 2017 (Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro), o município de Cantagalo está situado numa região com características topográficas montanhosas, o que dificultou a seleção de um sítio que atendesse satisfatoriamente aos requisitos necessários para implantação do aeródromo.
O sítio proposto para a construção do novo Aeroporto de Cantagalo, localiza-se na área do próprio Município, junto as rodovias estaduais RJ 160 e RJ 170, a cerca de 8 Km da sede, não contando com aglomerações urbanas no seu entorno.
Os estudos da escolha do sítio aeroportuário para a Região Serrana foram desenvolvidos pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS e do Comando da Aeronáutica, onde se concluiu que a área selecionada em Cantagalo é a única em “condições econômicas” de receber uma pista de pouso e decolagem com 1.200 metros de extensão.
Em 2017, portanto antes de pensar na possibilidade de estarmos vivendo uma pandemia nos dias atuais, havia o planejamento de implantação do aeroporto na Fase 2 (2021/2033). A ver se realmente o projeto será levado em frente ou se seguirá como um sonho distante.