Prédio onde irá funcionar a agência, na Rua João Beliene Salgado, está quase pronto
Uma grande perda para a população de Cordeiro e a economia local aconteceu em 1997, quando diversos correntistas foram pegos de surpresa com a extinção da agência da Caixa Econômica Federal no município, sob alegação de problemas internos de ordem administrativa.
Quase duas décadas se foram e, esta semana, o prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) recebeu uma boa notícia. Em encontro realizado na quinta-feira, 6 de novembro, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, José Antônio Pelodan Barros, com atuação em Campos dos Goytacazes, e o gerente geral da entidade em Cantagalo, Rubem Kiffer Moreira Filho, informaram que as obras da nova agência da Caixa em Cordeiro estão em fase final. A agência funcionará na Rua João Beliene Salgado, nas proximidades do Estádio José Jorge, no Centro da cidade.
Segundo os dirigentes, o objetivo é reinaugurar a agência e oferecer todos os serviços da Caixa aos cordeirenses já no mês de dezembro. “Só não podemos precisar a data da reinauguração em virtude de detalhes técnicos, mas nossa expectativa é dar esse presente a Cordeiro antes do fim do ano”, relatou José Pelodan.
O prefeito Leandro Monteiro afirmou que a retomada da Caixa Econômica é fundamental para a comunidade. “Os reflexos serão bastante positivos. Os clientes terão comodidade, pois não precisarão mais recorrer às cidades vizinhas. Além disso, a economia local ficará muito mais aquecida. Estou grato aos diretores da instituição pelo empenho”, declarou Monteiro.
A reabertura da agência da Caixa de Cordeiro está inserida no plano de expansão de redes de agências, previsto para acontecer até o final de 2015. A agência de Cordeiro é a 33ª prevista para ser implantada.
Com a abertura de uma agência da Caixa na região, certamente o movimento na agência de Cantagalo será reduzido, pois os serviços serão transferidos para esta nova unidade. Atualmente, a agência de Cantagalo atende clientes de Cantagalo e de outros cinco municípios da região: Macuco, Cordeiro, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.
Só para se ter uma ideia da importância da abertura de uma agência em Cordeiro: o movimento de depósitos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e o Programa de Integração Social (PIS) do município gira em torno de R$ 4 milhões mensais.
Executivos da Caixa confirmam que, este ano, deverão ser implantadas mais 500 agências, e, em 2015, outras 519. A Caixa considera ainda que a conclusão do plano de expansão exija a contratação de, aproximadamente, 12,9 mil empregados.
Um dos objetivos da Caixa Econômica Federal era atingir, até o ano de 2022, o grupo das três maiores instituições financeiras do país. Mas o objetivo já foi atingido. Hoje, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Itaú são as maiores instituições financeiras do Brasil.