Uma equipe da Pastoral da Aids de Nova Friburgo esteve em Carmo, no último dia 3 de junho, para promover uma capacitação sobre o tema para a pastoral local, agentes comunitários e outros profissionais da saúde. O encontro foi realizado no salão paroquial da cidade entre 9h e 16h, sem nenhum custo para a municipalidade.
Durante as sete horas de integração, foram realizadas palestras, dinâmicas e passados vídeos com o intuito de preparar os profissionais da saúde para abordar os soropositivos. Em geral, esta é uma tarefa árdua para quem trabalha nestes casos, já que os pacientes não querem ter suas vidas invadidas.
– Esta capacitação foi muito importante, porque a gente não tinha uma forma de chegar aos pacientes, nós não tínhamos essa capacidade. Os agentes comunitários não têm uma ligação direta com os soropositivos. É muito difícil, porque ninguém quer ser exposto. Por isso, nós fizemos essa parceria com a Pastoral da Aids – explicou a enfermeira e coordenadora do Programa DST/Aids, Juliana Curty.
Além da forma de abordar os pacientes soropositivos, os profissionais de saúde presentes ao encontro aprenderam sobre os tratamentos para a aids e se atualizaram sobre outras doenças sexualmente transmissíveis. Os quatro representantes da Pastoral da Aids de Nova Friburgo que estiveram em Carmo passaram toda a sua experiência no assunto para quem acompanhou a capacitação.
– Eu acredito que nós devemos, agora, continuar esta parceria com a Pastoral da Aids e oferecer mais cursos e capacitação para que nós, os profissionais da saúde, estejamos sempre atualizados – concluiu a coordenadora Juliana Curty.