O programa ‘Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial’ recebeu no dia 30 de novembro cerca de dez agentes e fomentadores do turismo do Rio de Janeiro, além de empresários de Nova Friburgo e região. O objetivo do encontro foi apresentar aos participantes uma vivência de experiências e mostrar a verdadeira “cara” do Brasil para os turistas, mostrando as belezas naturais, histórias, culturas e até mesmo pessoas e costumes regionais que o próprio povo brasileiro desconhece.
O projeto contempla as cidades de Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Rio de Janeiro, Teresópolis, Vale do Café e Visconde de Mauá, mas, na região, também poderia beneficiar os municípios de Cantagalo e Trajano de Moraes.
O encontro aconteceu no Restaurante Trilhas do Araçari, no distrito friburguense de Mury. O empresário Flávio Stern apresentou aos participantes o tema ‘Oficina de Horta Sensorial nos Sabores do Império’.
O grupo se reuniu em uma roda de conversa onde puderam se apresentar e falar um pouco sobre as características próprias dos empreendimentos pelos quais são responsáveis, ressaltando a força da história e cultura que cada um traz e apresenta ao moradores e turistas que os visitam.
Os participantes puderam vivenciar as experiências mútuas através da degustação de produtos oferecidos pelas empresas participantes, além de um almoço no Restaurante Trilhas do Araçari.
– É importante estarmos muito próximos de formadores de opinião da capital, que são os agentes de viagens. Toda vez que eles vêm para a nossa cidade, estão apresentando novos produtos e realçando os que já existem. O empresariado prova ainda, com ações como essa, que o turismo está em todas as áreas e é um grande caminho para que possamos crescer com sustentabilidade e mostrar Nova Friburgo como ela deve ser vista – afirmou o secretário de Turismo do município, Nauro Grehs.
Para o anfitrião da tarde, Flávio Stern, o ‘Tour da Experiência’ está formatado e, agora, chegou-se em uma das partes mais importantes, que é a divulgação dos produtos. “Com o Sebrae trazendo agentes fomentadores do turismo ligados à rede, podemos formatar o produto para o cliente, fechando novas parcerias e novos clientes, sempre com o intuito de divulgar Nova Friburgo para outros estados do Brasil”, disse.