Águas de Nova Friburgo inaugurou, no dia 21 de agosto, as obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan. A estação vai beneficiar 16 bairros e cerca de 50 mil moradores, com alta eficiência na distribuição da água.
O superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique T. de Sá, destacou os resultados atingidos nesses dez meses de administração de saneamento básico do município. “Investimos muito nas obras de modernização da ETA Debossan, pois nesses dez anos, sempre tivemos a preocupação na melhoria de distribuição da água. Até 2022, investiremos mais de 100 milhões d reais em obras no município. Ainda este ano, daremos início à modernização da ETA Caledônia e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro”, explica o superintendente.
A ETA Debossan tem capacidade de tratamento de 160 litros por segundo e atende os bairros Debossan, Mury, Ponte da Saudade, parte do Parque Imperial, Centro, Cordoeira, Braunes, Tingly, Parque São Clemente, Bela Vista, Olaria, Via Expressa, Paissandu, Vila Guarani, Perissê e Ypú. A implantação do sistema de floto-filtração permite o tratamento eficiente de águas superficiais, quando estas atingem altos níveis de coloração após as chuvas fortes. O aumento de cor ocorre devido à presença de matéria orgânica na água, característica particular do manancial que abastece a ETA Debossan. Na tecnologia a ser utilizada, a separação se dará por meio da flotação com injeção de ar dissolvido. No caso das águas de Debossan, que possuem elevado índice de cor, principalmente após chuvas torrenciais nos mananciais, essa tecnologia é necessária, pois os flocos formados são leves e de difícil decantação. Com a floto-filtração, as partículas se moverão para a superfície do tanque e serão removidas por raspadores de lodo. O processo se completará com a filtração, a desinfecção e posterior desaguamento do lodo.