Espaço Cultural da empresa já é uma atração visitada por muitos turistas
O encontro promovido pela direção da Almek Center, em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, no último dia 10 de janeiro, teve vários motivos, como inaugurar as atividades que serão desenvolvidas no Espaço Cultural Hermir Gil Caetano ao longo do ano; conscientizar os convidados sobre a importância da história regional em âmbitos econômico, histórico e turístico, além da obtenção de materiais para agregar informações ao espaço.
Uma palestra foi realizada pelo historiador professor Jorge Henrique de Moraes sobre o tema ‘Somos Construtores da História’, numa perspectiva de fazer conexões da história regional com a história nacional.
A Almek Center adquiriu um piano da marca Pleyel para o Espaço Cultural com a finalidade de dar um toque de época especial ao local. Em meio a tantas peças históricas e de relevante expressão para a história regional, o piano ganha um charme magnífico, pois foi importado da França, no ano de 1868, pela família Monnerat, que é proprietária da Fazenda Rancharia, no município vizinho de Duas Barras. Atualmente, existem, no mundo, aproximadamente, 300 fábricas de piano. A Pleyel foi a décima a fabricar este maravilhoso instrumento, sendo fundada em 1807, na França. Além de compor o espaço cultural, o piano será usado em recitais que fazem parte da programação do espaço cultural para 2013 e, provavelmente, aulas gratuitas de piano para os jovens de Boa Sorte.
Desde a inauguração, o Espaço Cultural Hermir Gil Caetano recebe amantes da cultura regional, alunos, professores, pesquisadores e mestrandos.
Na abertura da programação para 2013, o novo secretário Municipal de Cultura de Cantagalo, professor Gildomar Bard da Silveira, esteve presente, prestigiando a iniciativa dos empresários em preservar a cultura regional. “As visitas têm sido guiadas e muitas histórias trazidas pelos visitantes têm sido agregadas ao nosso acervo”, afirma o empresário Mesak do Couto.