O município de São Sebastião do Alto voltou com troféu de 1º lugar na 1ª Modalidade do VII Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas-2019, em Natividade
O aluno Miguel Barros Temperini, da Escola Municipal Júlio Vieitas, declamou sua poesia “Amor” no VII Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas-RJ em Natividade, no dia 18 de outubro. Ele concorreu com alunos de 18 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Os jurados tiveram muito trabalho, pois todas as poesias eram ótimas. Porém, o aluno altense conseguiu o 1º lugar na 1ª Modalidade – Do 5º ao 7º Ano do Ensino Fundamental.
O município de São Sebastião do Alto tem buscado, em diversas oportunidades, incentivar seus alunos a participarem de eventos culturais.
São Sebastião do Alto faz todos os anos uma Festa Literária (FLISSALTO), é referência em teatro na região e é o berço do Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas, evento este que já atinge três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
“Parabéns ao aluno campeão por São Sebastião do Alto, à Secretária de Educação de São Sebastião do Alto, Vânia Rodrigues, que com o apoio do Prefeito, Tavinho Rodrigues, não mediu esforços para que o aluno conquistasse esta premiação no VII Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas RJ, em Natividade” afirmou o representante do município no evento.
Ressaltamos que na 2ª Modalidade – do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, a aluna Helena Mota Alvez, do Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza, representou o município de São Sebastião do Alto.
O evento contou com a participação dos municípios de Aperibé, Cambuci, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaperuna, Macuco, Miracema, Natividade (sede do evento em 2019), Santa Maria Madalena, Miracema, Petrópolis, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Varre-Sai.
Os municípios citados enviaram representantes da Cultura e da Educação na companhia dos alunos finalistas.
A mesa dos jurados do “VII Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas-RJ” foi formada por pessoas com amplo conhecimento cultural e sem ligação com qualquer um dos municípios participantes. Foram Cintia da Luz, técnica do Ministério da Educação; Marco Antonio Corrêa da Silva, presidente da FESEP/RJ – Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro; Rita de Cássia Lopes Moreira, professora de língua portuguesa e presidente da Comissão Municipal do II Festival de poesia nas Escolas de Dores do Rio Preto – Espírito Santo; Maxwel do Carmo Riva, professor de língua portuguesa e literatura, técnico na Secretaria Municipal de Educação de Dores do Rio Preto – Espírito Santo; Maria Aparecida Morete Pinheiro, professora de língua portuguesa e literatura de Dores do Rio Preto – Espírito Santo; e Carlos Henrique Muniz de Castro, poeta e presidente do Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas (Presidente da mesa dos jurados, sem participar do julgamento das poesias).