Fazendo parte de um projeto disciplinar adotado pela rede municipal de ensino de Cantagalo, estudantes da Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto, instalada em Santa Rita da Floresta, segundo distrito, ganharam, de presente, uma visita guiada à Fazenda Gamela Eco Resort, um dos mais badalos do estado do Rio de Janeiro.
Realizado em 18 de novembro, o passeio foi um prêmio concedido aos estudantes pela boa nota conquistada no quesito “disciplina”, uma das áreas avaliadas no conceito geral dos alunos. Segundo a diretoria da escola, a medida tem dado certo, incentivado os estudos e, ainda, levado às crianças das séries iniciais a oportunidade de se divertirem, como na confraternização realizada da Gamela Eco Resort.
No passeio, os pequenos se divertiram muito em piscinas naturais, caminhadas, corridas, escorrega, entre outras divertidas brincadeiras. “Foi muito gratificante ver o sorriso das crianças, a felicidade estampada durante todo o passeio. Não poderíamos deixar de agradecer à direção da Gamela e aos nossos professores e funcionários. Todos foram parte muito importantes nessa confraternização”, declarou a professora Danielle Morgado.
NOVO PRÉDIO – Em breve, a Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto vai beneficiar ainda mais a comunidade de Santa Rita da Floresta. É que a Prefeitura de Cantagalo adquiriu a chácara onde funciona a escola desde a sua criação, em 30 de novembro de 2005.
Com a medida, o município deixou de pagar cerca de R$ 2 mil em aluguel e ainda ganhou um imóvel que mede 7.011,75 metros quadrados, dos quais 352,42 metros quadrados de área construída (prédio onde funciona a escola). No investimento foram aplicados R$ 400 mil. “Para nós, é mais um grande avanço, pois estamos desenvolvendo um programa voltado a diminuir as despesas com aluguel atualmente pagos pela Prefeitura para funcionamento de vários de seus órgãos”, disse o prefeito Saulo Gouvea (PT).
O prefeito informou, ainda, que, com a compra do local, a Prefeitura investirá em obras que vão ampliar a escola, incluindo novas salas de aula, auditório e quadra de esportes. “O objetivo é atender à demanda crescente de alunos na nossa rede, tendo em vista a absorção, ano a ano, dos estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental, que antes também era dividido com o Governo do Estado, que não mais ofertará vagas para esses segmentos. Com isso, essa responsabilidade será totalmente da Prefeitura. Temos que nos preparar para isso, inclusive com a infraestrutura necessária, pessoas e condições técnico-pedagógicas”, declarou Saulo Gouvea.
Segundo a secretária municipal de Educação, Lucinha Farah Noronha, a escola, quando criada, atendia apenas à educação infantil e funcionava em turno único, das 7h às 12h. Hoje, além da educação infantil, a unidade também conta com o primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
A escola também passou a funcionar em dois turnos – manhã, das 7h às 11h30min., e tarde, das 12h às 17h.