O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ), realizou, na noite dessa quarta-feira, 4 de junho, a formatura de 240 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de sete escolas de Cantagalo. Além do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, da rede estadual, participaram alunos de seis unidades da rede municipal de ensino: Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo), Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia, terceiro distrito), Dacyr José Ribeiro (São José), João Nicoláo Filho (Triângulo), Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio) e Lameira de Andrade.
Realizada no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira, no Centro da cidade, a cerimônia foi recheada de emoção e de mensagens importantes para os alunos, os professores e, principalmente, as famílias, que foram convidadas, em vários momentos, a serem partícipes da escola. O programa, implantado em 1992, pela PM-RJ, prepara os estudantes para rejeitar os caminhos que levam às drogas, numa espécie de curso ministrado a cada semestre, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O programa constituiu-se numa moderna ferramenta do trabalho policial militar voltada para a redução do consumo de drogas entre jovens escolares. Seu surgimento foi uma consequência do interesse da PM-RJ em desenvolver um projeto de prevenção voltado para o maior esclarecimento da população, em especial, a de menor faixa etária, a respeito dos diversos aspectos relacionados ao abuso de drogas. O Proerd tem o compromisso de complementar o projeto pedagógico das unidades de ensino, realizando uma abordagem eclética, combinando os aspectos positivos dos diversos programas de prevenção.
Durante o evento, destaque para a interação dos policiais, os cabos PM Cleber Cezário Pinheiro e Luiz Eduardo Ferreira Gualberto, responsáveis por ministrar o curso em Cantagalo, com as crianças, que também participaram de um concurso nas escolas com o tema ‘Drogas e Violência’. As redações, que mostram que as crianças apreenderam o conteúdo do Proerd, tiveram os primeiros lugares em cada turma premiados com troféus e brindes. Essas primeiras colocadas também foram lidas pelos próprios autores durante a cerimônia. Ao final, foram sorteados vários brindes, ofertados pelo comércio e outros parceiros, além de duas bicicletas.
Em meio à solenidade, o cabo Luiz Eduardo Ferreira Gualberto usou boa parte do seu discurso para conversar com os pais a respeito do papel deles na família, na educação dos filhos e na responsabilidade dos caminhos que eles devem trilhar. Ele também contou a sua própria história de superação, e foi muito aplaudido. Já o cabo Cleber Cezário Pinheiro foi o responsável por explicar o que é e como funciona o Proerd. Eles também comandaram o juramento dos alunos antes da entrega dos certificados e a ‘Canção do Proerd’, bem ensaiada pelos estudantes.