Um projeto estudantil chamou atenção nesta semana. É o projeto “CalçaCarmo: por um caminhar seguro”, nome escolhido pelos alunos da turma 2002 (segundo ano do Ensino Médio do Centro Integrado Escola Pública (CIEP) 280). Ele foi trabalhado por meio das aulas remotas, entre os meses de setembro a novembro. Teve várias etapas, como reuniões virtuais, debates, produção de textos, relatórios, trabalhos com imagens, publicações nas redes sociais entre outros.
O objetivo do trabalho era diagnosticar temas vulneráveis no entorno da escola e os alunos apontaram a falta de sinalização e calçamento irregular.
Mensagens eletrônicas foram enviadas para as autoridades municipais, o presidente da Câmara e o prefeito da cidade solicitando providências. O assunto foi acolhido pelos vereadores e tornou-se uma indicação do Legislativo encaminhada à Prefeitura de Carmo.
O projeto também teve o apoio da senadora da República pelo estado de São Paulo, Mara Gabrilli (PSDB-SP). Ela é referência na luta pela adequação das calçadas às necessidades dos cidadãos.
A senadora, por meio de vídeo, cumprimentou os alunos e apoiou a iniciativa.
“Agora nós, da comunidade escolar, aguardamos a ação do poder público e a realização das melhorias no entorno da escola considerando o futuro retorno das aulas presenciais e as necessidades dos munícipes que moram no bairro”, afirmou Rodolfo Alves Pereira.
O projeto foi acompanhado pelo professor Rodolfo Alves Pereira, mestre em história, que leciona no CIEP há dez anos.
Assista o vídeo: