Pelo desempenho, alunos e diretores receberam homenagem da Câmara Municipal
O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) existe desde 2008 e foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas áreas de língua portuguesa e matemática do 5º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.
Instituído pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, o programa tem como finalidade monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhoria da qualidade da educação. Os resultados de avaliações em larga escala, como o Saerj, apresentam informações importantes para o planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade.
O Saerj compreende dois programas de avaliação: o Programa de Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar e o Programa de Avaliação Externa. Embora com perspectivas diferentes, os resultados dessas avaliações são complementares e, para que possam fazer a diferença na qualidade da educação oferecida, devem ser integrados ao cotidiano do trabalho escolar.
– A premiação com tablet para os 43 alunos do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em Cantagalo, enalteceu o nome do colégio e do nosso município, pois se dedicaram e se destacaram entre mais de um milhão de alunos – disse o vereador Ciro Fernandes (PR), que prestou uma homenagem a alunos, professores e diretores do colégio através de uma moção de parabenização.
A implantação dessa premiação serve como incentivo aos alunos a participarem das avaliações anuais que a rede estadual de ensino instituiu com o objetivo de diagnosticar a realidade educacional do estado, permitindo a formulação, o monitoramento e a reformulação das políticas públicas educacionais.
O corpo docente do colégio é formado por profissionais qualificados e interessados no desenvolvimento de um programa educacional de qualidade, onde valoriza o aluno, a família e a escola.
A Câmara Municipal, através de iniciativa do vereador Ciro Fernandes, apresentou moção de parabenização ao colégio nas pessoas das diretoras Alessandra Garcia Ferreira de Oliveira, Evelise de Fátima Bittencourt Roifé e Erenita Pietrani Almeida. O prefeito Saulo Gouvea (PT) também participou da entrega.