Artesãos de Cantagalo são cadastrados no Programa de Artesanato Estadual

Com o objetivo de mapear e desenvolver a atividade artesanal nos municípios fluminenses, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), esteve do dia 18 de novembro, em Cantagalo, na região Serrana, para realizar o cadastramento dos artesãos locais. O cadastro dá direito a Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece a atividade como profissão.

Aproximadamente 40 artistas tiveram seus trabalhos reconhecidos e foram cadastrados. Além de moradores de Cantagalo, artífices de Nova Friburgo e Cordeiro, estiveram no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cantagalo.

“O cadastro foi positivo para reconhecer a profissão dos artesãos. Eles ficaram muito felizes com o reconhecimento a nível Estadual e Nacional do trabalho deles. O Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) respeita uma base conceitual do Ministério da Economia. Isso não tira do artesão que não se enquadre na base federal de participar da feira de artesanato que acontece aos sábados na Praça João XXIII”, destacou o assessor de Cultura, Matheus Lucas.

Para a artesã cantagalense, Elizete Martins, este cadastro tem um papel fundamental no apoio ao trabalho dos artesãos.
“Já participo a um bom tempo da Feira de Artesanato aos sábados na Praça da Matriz. Eu sempre quis participar de mais eventos fora do município, como as exposições por exemplo e com esta carteira certamente vai facilitar ainda mais a nossa vida. Além de valorizar ainda mais os nossos produtos abrindo mais oportunidades de venda”, ressaltou a artesã Elizete Martins.

Foi assinado, ainda, o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Cantagalo e a Setur-RJ.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email