A Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf) fundada em 1995, com intuito de reunir os proprietários de carros antigos da cidade, completou 25 anos de existência este ano.
Foi criada por Carlos Jacob, que é mecânico e especialista em carros antigos. Atualmente a Acanf tem um total de 55 sócios. “Fazemos encontros mensais e um anual, onde vem veículos de várias cidades e estados. O mensal é todo primeiro domingo do mês no Centro de Turismo”, garante Marco Antônio, presidente da Acanf.
Na associação, estão os proprietários de carros de diversas marcas desde a década de1920 até 1990, considerados carros antigos e clássicos, e hots e esportivos.
“Foram cinco amigos que fundaram o clube que hoje tem 55 sócios atuantes. Para se tornar um sócio, basta ter um veículo com 30 anos de fabricação o que já o considera carro antigo”, garante o presidente. Marco Antonio fala da paixão de colecionar os veículos antigos. “Colecionar carros antigos, quando se começa, vai se transformando em uma paixão que fica difícil de se voltar atrás. Quem entra não sai nunca mais. Eu mesmo já estou a 30 anos envolvido e só cresce esse amor por carros antigos”, garante.
Questionado pela reportagem do JR sobre os preços dos carros, ele responde: “Carros antigos não tem valor pra quem é um apaixonado pelos clássicos. Preço só a história já vale muito”, afirma.
A diretoria da Acanf é composta por Marco Antônio (presidente) e Fernando Rimes (vice-presidente). A diretoria também é composta por Renato Gonçalves, José Renato Gonçalves, Orair, Marcelo Albertine, Rogério, Dário Silva, Paulo Marquet, Marcelo Moreira, e Walter Inácio.