Rubem Braga, além de ser arquiteto e especialista em planejamento urbano, é pós-graduado em urbanismo e planejamento territorial pelo Instituto de Urbanismo de Paris (IUP). “Nova Friburgo é uma cidade muito boa, muito agradável, mas que há muito tempo não recebe ações de planejamento para o trânsito. Logo, o trânsito se desenvolveu naturalmente, não foram criadas, nos últimos 20 anos, nenhuma via nova, nenhum novo canal para o escoamento do trânsito. Para se ter uma ideia, a rotatória no Paissandu tem um volume de quase quatro mil veículos por hora. Isso é muita coisa. O número de veículos hoje na cidade é muito grande, e isso é preocupante”, afirmou o superintendente.
– Estamos estudando a implantação de ciclovias e a expansão do estacionamento Zero. Também estamos verificando a mudança de carga e descarga. Conforme solicitação do prefeito Sérgio Xavier, o novo horário será ampliado na parte da manhã, indo até as 13 horas, desafogando, assim, o trânsito na parte da tarde. Para isso, será feita uma ampla campanha para a divulgação dessa mudança, antes de passar a vigorar”, explicou o superintendente.
Como primeira ação concreta, Rubem Braga destacou a reformulação do trânsito na Praça Marcílio Dias, a partir do dia 29 de abril, domingo, com o fechamento das ruas do entorno da Rua Julius Arp, e com a mudança de mão de algumas ruas no local. O gerente operacional da Autran, Carlos Alberto Bayer, explicou que, em um primeiro momento, serão invertidas as direções do trânsito nas ruas Leuenroth, Comandante Ribeiro de Barros, Pastor Meyer e João Torres Xavier.
Além disso, será implantada uma nova faixa de pedestres, permitindo o acesso à Praça Marcílio Dias. A retirada dos tachões existentes hoje, que impedem o acesso à rótula, facilitará a entrada dos veículos, permitindo, desta forma, o fechamento do retorno na Avenida Julius Arp, disse o gerente operacional da Autran.
A Autran vai também rever o tempo de cada uma das fases dos semáforos implantados, de forma a permitir uma uniformidade no movimento dos veículos.
Durante a coletiva, o coronel Hudson Aguiar, secretário de Ordem Urbana, explicou que o prefeito Sérgio Xavier solicitou um planejamento detalhado para a área de trânsito, tão crucial à cidade. “E não serão medidas pontuais, pois, em cada período, será dado um passo a mais, este devidamente pontuado no planejamento”, disse.
Contorno – Outro benefício que Nova Friburgo deverá receber será a abertura do Estrada do Contorno da RJ-144, entre Mury e o trevo de Duas Barras, o que retirar o tráfego pesado do Centro da cidade. A obra será custeada pelo Governo do Estado.