Domingo, 15 de junho, a Avenida Rodolfo Tardin, uma das maiores de Cantagalo, com 1,6 mil metros de extensão, ligando a Rua Chapot Prevost, no Centro, à RJ-160, altura do Condomínio Desembargador Alcides Carlos Ventura, no Santo Antônio, passou a funcionar como rua de lazer aos domingos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes, a pedido do prefeito Saulo Gouvea (PT), que vê na avenida um grande palco de lazer para jovens, crianças, adultos e idosos.
O projeto teve início por volta das 8 horas, quando a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito, através da Guarda Municipal, interditou parte da avenida, entre o trevo do Triângulo, altura do Jornal da Região, e o trevo do Condomínio Desembargador Alcides Carlos Ventura, no Santo Antônio. O trânsito, em ambos os lados, foi desviado para a Avenida Djalma Beda Coube.
A primeira atividade realizada na Rodolfo Tardin foi uma caminhada com membros da terceira idade, que teve concentração na Secretaria de Defesa Civil e Trânsito (Rua Prefeito Licínio José Gonçalves). Após a caminhada, que também foi regada a um bom bate-papo, foi servido um café da manhã, também no refeitório da Defesa Civil. A atividade foi coordenada pelo assessor de Esportes da Prefeitura, Eurico Miranda da Silva, que é professor de educação física. “Foi um bom início de projeto, com uma turma animada e que nos gratifica pela disposição e alegria”, diz Miranda.
A avenida será interditada para lazer todos os domingos, das 8h às 14h. “Não temos um local para que as pessoas possam caminhar, se exercitar, correr, andar de bicicleta, de skate, entre outras opções. Assim, nasceu a ideia de utilizarmos essa via para que essas atividades possam ser exercidas sem riscos. Em princípio, faremos das 8h às 14h, mas, havendo necessidade, poderemos ampliar o horário até às 17h, ou mesmo diminuir, vai depender da própria população”, explicou Jevaux, acrescentando que, além da boa qualidade do piso asfáltico, a avenida conta com várias áreas mais amplas, com acostamento e calçadas.