Bom Jardim mostra crescimento nos resultados do Ideb 2013

No último mês o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Ideb 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que reúne, em um só indicador, dois conceitos para a qualidade da educação de todo país: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. No município de Bom Jardim, a rede pública da Prefeitura apresentou significativa melhoria.

Na rede municipal de ensino de Bom Jardim, seis escolas têm sido analisadas através do Ideb, tendo sido obtidos bons resultados para 4ª série/5º ano. Analisando o quadro, observa-se que a meta projetada foi atingida em duas unidades de ensino em 2013: Centro de Educação Amanda e Escola César Monteiro. Destaca-se que a Escola Moreira Franco, apesar de não ter atingido a meta projetada, apresentou significativo crescimento: de 1,6 em 2011 para 4,2 em 2013. Esses dados se referem apenas à 4ª série/5º ano.

Já para a 8ª série/9º ano, a única escola da rede municipal nesta categoria é a Escola Municipal Governador Moreira Franco. Diferentemente dos índices obtidos para a 4ª série/5º ano, quando se analisa o segundo segmento do ensino fundamental (8ª série/9º ano), desde 2009 as metas projetadas foram atingidas e/ou superadas na única escola da rede municipal nessa categoria.

O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega o enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas, também, a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email