A Secretaria Municipal de Turismo de Bom Jardim vai reinaugurar, no próximo dia 5 de março, o Museu Fazenda Luís Corrêa da Rocha Sobrinho. A solenidade pretende valorizar o Espaço de Memória com uma nova programação, que envolve a adoção de recursos didáticos, visuais e interações diferenciadas. O evento também contará com um cronograma dedicado à imprensa e autoridades municipais, guias de turismo e também ao público em geral.
Após ser adiada em dezembro de 2020, devido ao aumento de índices de contágio da covid-19, a reinauguração do Museu vai ocorrer seguindo todos os protocolos de segurança contra a doença. A visitação ao público acontecerá em dois horários no dia do evento: às 14h e depois às 16h, mediante agendamento prévio. Cada grupo de visitantes será de no máximo 20 pessoas a fim de evitar aglomerações.
História
Conhecido como Fazenda Bom Jardim, o casarão histórico foi construído no final do século XIX pelo fazendeiro Luiz Corrêa da Rocha Sobrinho, um dos maiores produtores de café do estado na época. O espaço foi considerado um dos principais centros econômicos da região e teve grande papel no desenvolvimento da cidade de Bom Jardim. O local também abrigou uma usina e torrefação de café, e uma fábrica de vinho de laranja.
Além de um grande papel histórico, hoje o Museu Fazenda conta com um vasto acervo para a contemplação dos visitantes. O centro cultural conta com a exposição de documentos históricos, exemplares de jornais, fotografias e diversos móveis e objetos da época.