Visando o atendimento das demandas da população do quarto distrito, Barra Alegre, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros (PMDB), conseguiu, junto ao Governo do Estado, através do apoio do secretário estadual de Governo, Affonso Monnerat, aumentar o fornecimento de água na localidade.
O termo de compromisso entre a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) e o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foi firmado no Palácio da Guanabara, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), além dos prefeitos do interior fluminense que serão beneficiados com a parceria.
Bom Jardim receberá o montante de R$ 5,4 milhões, recursos que serão investidos em sua totalidade em Barra Alegre, para a implantação de adutoras, estação para tratar 20 mil litros/hora, leito de secagem de lodo e elevatória com capacidade para bombear 10 mil litros/hora. Serão feitas, também, 450 ligações domiciliares e construído reservatório com capacidade para armazenar 100 mil litros de água, possibilitando maior oferta de água para o distrito.
Para o prefeito Paulo Barros, o convênio possibilitará um sonho antigo de melhorar o fornecimento de água no quarto distrito. “Desde a época em que Affonso (Monnerat) era prefeito, e eu, o seu vice-prefeito, lutávamos por essa obra. A água é um recurso fundamental para a vida e, por isso, buscamos tanto por esse investimento. É uma vitória”, disse o prefeito.
Além de Bom Jardim, os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Paraíba do Sul e Aperibé também serão beneficiados com recursos, totalizando 100 mil habitantes beneficiados.