Pesquisa mostra que bebida, de forma moderada, oferece benefícios quando inluída no lanche
O café, puro ou com leite, é tradição nas manhãs do brasileiro. Benéfica à saúde das crianças, a bebida pode ser consumida, tanto em casa quanto na escola. O projeto ‘Café na Merenda, Saúde na Escola’, coordenado pela Associação Brasileira de Indústrias de Café (Abic), uma das instituições privadas integrantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), buscou se valer de resultados de pesquisas para comprovar os benefícios da inclusão do café no lanche de crianças em Minas Gerais.
A Abic, juntamente com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Associação Brasileira da Indústria de café Solúvel (Abics), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), faz parte do Comitê Diretor de Pesquisa, órgão técnico consultivo do CDPC. Também é instituição parceira do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.
No âmbito do consórcio, possui ações e amplo programa de projetos desenvolvidos em conjunto com instituições de ensino e pesquisa para organizar, coordenar e unificar os importantes estudos e trabalhos de pesquisa realizados pela comunidade médico científica com o objetivo de analisar os benefícios do café para a saúde humana.