O Decreto Legislativo 002, de 7 de junho, da Câmara Municipal de São Sebastião do Alto, assinado pela presidente do Legislativo, vereadora Rosângela Pereira Borges Amaral Rodrigues, a Ninha Rodrigues (PMDB), dispõe sobre a suspensão do exercício funcional do prefeito Carmod Bastos (PT), em razão de recebimento de denúncia por dois terços da Câmara por infrações político-administrativas, mediante imediato afastamento do cargo. A decisão deixará o atual prefeito, Carmod Bastos, por até 90 dias, longe do cargo de chefe do Executivo.
Até lá, a Câmara de Vereadores terá tempo para apurar as denúncias e julgar o processo de cassação do mandato do atual mandatário da Prefeitura altense.
Vale destacar que, mesmo afastado, Carmod Bastos continuará a receber seus vencimentos.
Indicações
O vereador Ciro Fernandes (PR), de Cantagalo, apresentou uma indicação na Câmara Municipal com duas sugestões ao Executivo: que se publique, no site oficial da Prefeitura, os componentes dos conselhos e a criação do Conselho de Cultura.
Ainda na mesma sessão, o parlamentar teve aprovado, em plenário, seu projeto de lei para que o hino de Cantagalo seja executado em todas as solenidades oficiais e desportivas no município.
Aprovado Gtam
A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo aprovou, por 20 votos contra um, a criação de uma unidade especial na Guarda Municipal, que se chamará Grupo Tático Municipal (Gtam). O projeto prevê a capacitação dos mais de cem guardas municipais, que estão sob o comando de Ronald Cláudio Pereira atualmente. A expectativa, agora, é por um novo treinamento nas Agulhas Negras para aperfeiçoamento da Guarda Municipal.
Ajuda e CPI
O vereador Zé da Uta (PSL) quer que a Prefeitura de Cantagalo dê uma ajuda de custo aos munícipes que façam tratamento de saúde em hospitais ou clínicas em distância superior a 50 km. Ainda da tribuna, se comprometeu com o vereador Ciro Fernandes (PR) a assinar seu requerimento de uma CPI na saúde referente a 2012, desde que abranja desde 2008.
Vereador pede retorno de iluminação
O vereador Rafael Carvalhaes (PSL) apresentou uma indicação na Câmara de Vereadores de Cantagalo solicitando ao prefeito Saulo Gouvea (PT), que, através da secretaria responsável pelo setor, retorne com os refletores de vapor metálico nas cores verde e azul na Praça João XXIII, no Centro da cidade, o jardim de Cantagalo.
Na justificativa, o vereador afirma que a colocação desses refletores foi um diferencial do município na região. “Hoje, no entanto, não seria mais, pois várias cidades vizinhas implantaram essa ideia e embelezaram seus jardins, o que supre as necessidades enquanto não é feito o projeto paisagístico”, disse.
CPI da Saúde
O vereador Ciro Fernandes (PR) anunciou uma bomba no último dia 13 de junho. Afirmou que conseguiu as assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Secretaria de Saúde por conta das altas quilometragens de carros alugados pela pasta entre os anos de 2008 e 2012, próximas a mil km/dia.
Presidente dá nova cara ao Legislativo
À frente do Legislativo de Cantagalo, a vereadora Renata Huguenin (PSC) vem, aos poucos, dando cara nova à administração da Câmara. Ela já realizou a primeira sessão fora da sede, em Santa Rita da Floresta, na qual participaram o prefeito Saulo Gouvea (PT) e o deputado federal Hugo Leal (PSC). No próximo dia 27, a sessão itinerante estará em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, no Ginásio Poliesportivo Jório Moreira Noronha. A prioridade, agora, é a reconstrução do prédio da Câmara, que deverá receber cerca de R$ 500 mil em investimentos.
Logo dos 200 anos
Na última semana, o vereador Rafael Carvalhaes (PSL) apresentou indicação pedindo para a Prefeitura e secretarias competentes que, em seus cartazes, panfletos e demais veículos de divulgação dos eventos organizados pelo Poder Executivo Municipal, seja aplicada, no rodapé, uma logomarca e uma frase fazendo alusão ao aniversário de 200 anos de emancipação de Cantagalo, que serão completados em 9 de março de 2014.
Protestos
Enquanto os protestos contra o aumento das passagens estouram no Brasil, em Nova Friburgo, dia 8 de março, alguns jovens foram às ruas para mostrarem sua indignação com as novas tarifas do transporte público no município, que chegaram a R$ 2,90. Seguindo a onda de protestos, uma nova manifestação aconteceu nesta quarta-feira, 19 de junho, no Centro de Turismo, reunindo cerca de 7,5 mil manifestantes. O político Marcos Medeiros foi expulso dos protesto por pessoas que participavam da manifestação.