Por oito votos a três, vereadores decidem investigar denúncia contra Salomão Lemos
A Câmara Municipal de Cordeiro realizou sessão segunda-feira passada, 2 de dezembro, e votou o relatório da Comissão Processante (CP) contra o prefeito Salomão Lemos (PR). Por oito votos a três, os vereadores decidiram pelo afastamento do chefe do Executivo por até 90 dias para que a CP continue com o trabalho de investigação baseado numa denúncia de um munícipe que aponta gastos elevados com medicamentos.
A CP, formada pelos vereadores Mário do Detran (PSD), Marcelo Sardinha (PMDB) e Amilton Biti (PPS), apresentou o relatório detalhando todos os trabalhos preliminares. O relatório foi lido em plenário pelo vereador-relator Amilton Biti.
A denúncia, apresentada por um munícipe, acusa o Executivo de gastos excessivos este ano, algo em torno de R$ 750 mil, com medicamentos, apesar de a população reclama falta de remédios na rede municipal de saúde.
Com a medida, prefeito Salomão Lemos ficará afastado do cargo, mas não deixará de receber seus subsídios, conforme prevê o relatório da CP. Há uma expectativa muito grande de que o prefeito irá recorrer da decisão junto ao Poder Judiciário. Na sessão da Câmara, o vereador Elielson Francinha (PTB), líder do governo, alegou que o decreto com a criação da CP ainda não foi publicado. Ele também alegou que o prefeito ainda não foi notificado, o que tornaria o ato ilegal.
O presidente da Câmara, Robson Careca (PDT), logo após à leitura do relatório, colocou em votação o documento. Em seguida, a votação, que afastou o prefeito por até 90 dias. Nas duas situações, o placar foi de oito votos favoráveis (dos vereadores Amilton Biti (PPS), Jáder Maranhão (PT), Anísio do Açougue (PMDB), Marcelo Sardinha (PMDB), André Lopes Jardim (PPS), Gilberto Salomão (PSDC), Mário Antônio de Araújo (PSD) e Robson Careca) e três contra (dos vereadores Elielson Francinha (PTB), Silênio Figueira Graciano (PR) e Gilberto Mendes Gil (PCdoB).
Antes do início da votação na Câmara de Cordeiro, o prefeito Salomão Lemos concedeu entrevista à Rádio 94 FM, praticamente se despedindo do cargo, antevendo o fato. Nas redes sociais, o prefeito afastado lamentou a minoria dos vereadores a seu favor e a pouca participação da população no plenário da Câmara de Vereadores.
O presidente do Legislativo Cordeirense, o vereador Robson Careca (PFT), informou que a próxima fase do processo será notificar o prefeito, com a entrega de todos os documentos e publicação na imprensa oficial da decisão, e a seguir dá posse ao vice-prefeito, que deverá acontecer ainda esta semana.