Na segunda-feira, 8 de julho, a Câmara de Vereadores de São Sebastião do Alto deu posse, novamente, ao vice-prefeito Mauro Henrique (PT) como chefe do Executivo. O motivo foi que a 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) cancelou a liminar do prefeito Carmod Bastos (PT).
Com isso, o prefeito continuará afastado do cargo no aguardo das investigações em relação às denúncias recebidas pela Casa Legislativa.
Audiência pública I
A Câmara de Cordeiro promoveu a segunda audiência pública sobre a 71ª Exposição de Cordeiro, no dia 3 de julho. Todos os vereadores, prefeito, vice, secretários e população compareceram. O objetivo era dar transparência ao investimentos públicos no evento. A reunião começou às 19h e foi até à zero hora. A maioria dos vereadores não ficou satisfeita com os esclarecimentos e voltarão a cobrar uma prestação de contas em nova audiência.
Audiência pública II
Vale ressaltar que dada a importância da audiência pública, o Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Cordeiro, vai receber, por parte do Legislativo, uma cópia da ata e gravação na íntegra de todos acontecimentos na noite do dia 3 de julho.
A expectativa, agora, fica por conta dos últimos procedimentos para a realização da Expo-Cordeiro 2013, que começará no dia 17 deste mês.
Alimentação
Os vereadores da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, Zé da Uta (PSL), Tadeu Leite (PSB) e Tião Carne Seca (PSB) deram parecer à emenda que regulamenta a concessão de ajuda de custo para hospedagem e alimentação de pacientes em tratamento fora do domicílio. Os três, acompanhados dos vereadores Rafael Carvalhaes (PSL) e Ocimar Pulunga (PSD) votaram a favor da emenda aditiva.
Audiência pública III
Entre as diversas polêmicas durante a audiência pública na Câmara de Cordeiro, chamou a atenção um item do edital para licitação da empresa responsável pelo rodeio, com valor estimado de R$ 110 mil. Além de manifestação contrária (que inclui um abaixo-assinado com 450 assinaturas) a essa atração, chamou a atenção a solicitação o item que pede “abertura com pouso de um helicóptero”.
Protestos na Câmara de Friburgo
Após uma sessão na Câmara de Nova Friburgo sobre a participação do município para acolher os jovens missionários e voluntários para a Jornada Mundial da Juventude, um grupo de manifestantes decidiu permanecer dentro da Câmara até que o presidente, Márcio Damázio (PSD), propusesse um modelo mais participativo de audiência pública. Segundo os manifestantes, “queremos um meio termo entre a assembleia geral e esse modelo dentro da Câmara, que poderá ser a câmara itinerante ou outra proposta, mas algum modo em que os vereadores tenham o trabalho de colher diretamente do povo as questões, já que, em comícios, eles vão para as ruas”.
Santa Dorotéia
A Câmara de Nova Friburgo realizou audiência pública, em 14 de junho, para discutir a federalização da Faculdade Santa Dorotéia, que anunciou o fim das atividades assim que os atuais cursos em andamento forem encerrados. A proposta é que os cursos sejam transferidos para o Cefet, instalado no prédio do antigo DER, no Prado. Uma comissão interna irá discutir, junto à Prefeitura e Governo do Estado, a cessão do prédio do DER.
Dia da Imprensa
O Legislativo de Nova Friburgo abriu espaço para que a Associação Friburguense de Imprensa (AFI) realizasse, dia 2 de julho, homenagens às personalidades de Nova Friburgo, evento comemorativo ao Dia da Imprensa. Durante a sessão, dois vereadores foram homenageados: o presidente da Câmara, Márcio Damázio (PSD), com o diploma de destaque no setor da política, e Cláudio Damião (PT), com a Comenda 20 de junho Celcyo Folly.
120 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores
Tendo em vista a importância do Legislativo em reconhecer as instituições que prestam serviços à sociedade local e que raras são as instituições que atingem a impressionante marca de 120 anos, a sessão solene da Câmara de Nova Friburgo, em homenagem o Colégio Nossa Senhora das Dores, tem por objetivo prestar reverências ao corpo docente, discente, ex-alunos, ex-professores, estendendo-se a toda comunidade educativa, em especial, às irmãs Dorotéias – mantenedoras da instituição. Fundado em 1893, o Colégio Nossa Senhora das Dores é a segunda escola mais antiga de Nova Friburgo. Primeiramente, as irmãs alojaram-se em uma casa alugada na hoje Praça Getúlio Vargas, quando começaram a chegar as primeiras alunas. O projeto da escola para moças foi crescendo, chamando a atenção. Tal feito fez com que o colégio fosse transferido para o antigo Hotel Central. Em 1936, o espaço foi ampliado e, em 1966, construiu-se um novo prédio.