O Ciep 275 Lenine Cortes Falante, em Itaocara, realizou uma “Cãominhada” nas ruas do Centro, no dia 04 de outubro. A ação foi uma forma de chamar a atenção da população para a causa animal. A data marca também o Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assim, que segundo a tradição católica é o padroeiro dos animais. A caminhada encerrou a “Semana Animal” realizada na unidade de ensino.
“A gente quer chamar a atenção da população itaocarense para a questão dos maus-tratos. O CIEP 275 trabalha hoje na causa animal. Inserimos no projeto pedagógico e tivemos uma série de eventos durante a semana finalizando com a cãominhada.”, explica a professora Andrea Rezende, uma das idealizadoras da passeata.
Além da caminhada, também foram realizada atividades lúdicas na escola, como produção de texto, artigos de opinião, exposição de fotos, apresentação de vídeos e uma palestra com um veterinário.
Também na praça, alunos puderam experimentar a sensação de estarem presos como pássaros, mas por alguns minutos. “Os pássaros têm a visão do horizonte, mas não podem voar. Portanto é triste. É um canto de tristeza.”, comenta a professora Vanda Paladino.
Com cerca de 100 pessoas, a maioria alunos e educadores do CIEP, o grupo se concentrou na Praça Coronel Guimarães, em frente à Igreja Matriz, e percorreu algumas ruas do Centro até voltar para a praça.