A jovem cantagalense Juliana Melo está na New Hampshire University, em Duhan, no Estado de New Hampshire, nos Estados Unidos (EUA) até dezembro de 2015, cursando engenharia química. A estudante está participando do programa Ciência sem Fronteiras.
Para participar do programa, primeiro o aluno se inscreve, sendo que tem que ter coeficiente de rendimento compatível com o que o programa exige no edital. Após a inscrição, o aluno fará o exame de apetidão de línguas ministrado pelo governo de acordo com o país com o qual vai fazer o intercâmbio. No caso da Juliana, foi o inglês. Após ser selecionada, terá que juntar toda a documentação exigida pelo governo dos dois países.
Juliana Melo deverá ficar nos Estados Unidos até dezembro de 2015. Nos primeiros seis meses, só inglês até atingir a fluência da língua do país, o que já foi aceito. A partir de janeiro deste ano, começa a etapa de dois períodos de engenharia química. No caso dela, a partir do sétimo período com, onde ela parou na Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Durante o período, ela não pode voltar ao país de origem, pois não é permitido pelo programa, a não ser em casos extremos, como em morte de um ente próximo, assim mesmo só com autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), orgão responsável pelo programa.
O governo brasileiro custeia as passagens, hospedagem e alimentação em convênio com o governo americano, mais uma bolsa para suprir suas nescessidades diárias, como remédio e outras necessidades. O restante, a família ajuda, pois é imposssível ficar longe da família sem dinheiro para diversão e roupas.
O intercâmbio de Juliana Melo começou em agosto de 2014 e vai até dezembro de 2015.