O jovem Matheus Souza está realizando o sonho de muitos garotos pelo Brasil. Ele saiu de Cantagalo e, agora, com apenas 17 anos, irá disputar a primeira Copa São Paulo de Futebol Júnior (onde jogam equipes do sub-20) pelo Vasco da Gama. Hoje, ele atua com a camisa 6, na lateral-esquerda, e, aos poucos, vai conquistando seu espaço dentro do Gigante da Colina.
Com contrato assinado até 2015, ele tem tudo para ser titular do sub-20. O jogador faz parte do time principal desde o início da preparação para o torneio. Fã do lateral Roberto Carlos, e um dos destaques do juvenil nesta temporada, Matheus foi promovido para sub-20 no segundo semestre e chegou a fazer parte do elenco que disputou o Torneio Otávio Pinto Guimarães e a Copa do Brasil. Apesar de não ter jogado muitas partidas, ele acredita que teve bom desempenho nos juniores.
– A minha temporada com o juvenil foi muito boa, pois fiz minha parte e ajudei o time a disputar as finais. O início no juniores está sendo ótimo. Já aprendi muita coisa desde que subi. Nossa preparação para a Copa São Paulo está sendo ótima. Nosso grupo está querendo demais. Vamos fazer de tudo para trazer o caneco – garantiu.
Matheus é da mesma geração de Caio Monteiro e Bruno Cosendey, e passou por todas as categorias da base. Mora ao lado do Estádio de São Januário e estuda no Colégio Vasco da Gama. E foi na Colina que ele superou a saudade dos familiares e adquiriu fundamentos que são essenciais para seu bom rendimento. Jogador de muita força física, Souza dificilmente perde uma disputa de bola. O chute forte é outra característica marcante do cantagalense.
– Cheguei ao Vasco em 2007 para jogar direto no campo. Não passei pelo futsal. Cheguei para realizar o sonho de ser jogador de futebol e dar um futuro melhor para a minha família. Meu momento de maior tristeza foi quando eu tive que largar minha família lá em Cantagalo. Minha alegria é vestir a camisa do Vasco. Tenho muito amor por ela. Hoje, o Vasco é a minha segunda casa – afirmou Matheus.
Assim como todos os garotos que lutam por um espaço na base, o lateral-esquerdo tem objetivo de conquistar um lugar no time profissional. O recente aproveitamento do clube na posição é animador. Hoje, na equipe de cima, Henrique e Lorran são alguns dos jovens que atuam pelo setor esquerdo.
– Isso me anima bastante. Estou trabalhando muito forte para ter uma oportunidade no time profissional. Sei que preciso estar pronto para aproveitar a oportunidade quando ela aparecer. A pior coisa é quando ela vem e você não está pronto. Sei que tenho que matar um leão por dia para realizar o meu sonho. Quero se tornar um jogador profissional do Vasco da Gama. Quero dar muitas alegrias para esse clube que é tudo para mim – disse Matheus Souza.