Como de costume, estudantes, professores e estudiosos de Cantagalo participam da Semana Euclidiana e, a cada ano, a participação dos cantagalenses é maior, face ao movimento na cidade, que está em fase crescente. Temos, em Cantagalo, o Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (Geac), o Ponto de Cultura Os Serões do seu Euclides, o Projeto 100 Anos sem Euclides, a Juventude Euclidiana Cantagalense e a Casa de Euclides da Cunha, instituições que, durante todo o ano, promovem cultura e o euclidianismo.
A juventude euclidiana cantagalense e a trineta de Euclides, Camila da Cunha, que tem vindo à cidade com frequência, irão apresentar o documentário ‘Onde a História Começa’, contando a história do euclidianismo na cidade e entrevistando euclidianistas, além de divulgar Cantagalo. O Ponto de Cultura e o Projeto 100 Anos sem Euclides também irão apresentar trabalhos de comunicação oral e audiovisuais no evento.
O Geac, representado por Alex Vieitas e Fernanda Bruni, e o Projeto 100 Anos sem Euclides, com Anabelle Loivos, divulgarão seus trabalhos e Cantagalo estará na mesa redonda sobre as instituições euclidianas, ao lado da Embaixada Euclidiana e do Conselho Euclidiano Riopardense.
As professoras Anabelle Loivos e Fabiana Corrêa serão palestrantes no Ciclo de Estudos, assim como o euclidiano Alex Vieitas, que, além das palestras, irá lançar, no evento, o livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’.
Marcos Longo, diretor do Geac, participa da parte administrativa do evento, trabalhando para a Casa Euclidiana na execução das atividades culturais e pedagógicas.
Representando o município de Cantagalo, também participarão vários estudantes de escolas públicas e privadas do município. O evento começa nesta quinta-feira, 9 de agosto, e termina na próxima quarta-feira, 15 de agosto, data da morte de Euclides da Cunha.