Cantagalo adquire novo forno incinerador para queima de resíduos sólidos de saúde

Visando a modernização e a preocupação com o cuidado ambiental, a prefeitura de Cantagalo adquiriu um novo incinerador a ser utilizado nos trabalhos da Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo do Município, substituindo o antigo equipamento que já se encontrava com a necessidade de troca. O equipamento chegou à Usina no dia 9 de julho, e encontra-se em processo de instalação.

O novo equipamento adquirido através do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, será utilizado para incinerar resíduos sólidos de saúde como gazes, seringas, curativos, tecidos. e demais resíduos hospitalares.

Existia na Usina um antigo incinerador, que já apresentava sinais da necessidade de sua troca por um novo e de maior capacidade calorífica. O investimento no novo equipamento foi de aproximadamente 360 mil reais, e forno incinerador conta com processo de lavagem dos gases que são menos poluentes e está de acordo com as novas legislações ambientais vigentes.

A Usina de Cantagalo é referência nacional pois possui um tratamento diferenciado no cuidado ambiental com o seu resíduo sólido urbano. O trabalho realizado garante que a maior parte do resíduo seja reaproveitável, buscando assim a melhor solução ambiental possível.

Um destaque importante do trabalho realizado na Usina é o Coprocessamento do Resíduo Sólido urbano que aproveita o resíduo que iria para um aterro, como tecidos, espumas, isopor, alguns tipos de plásticos. Por não terem um aproveitamento comercial de grande relevância eles iriam para uma aterro, no entanto através deste trabalho este tipo de material segue para uma empresa onde acontece um blend do material. Depois desta etapa ele volta para ser queimado nos altos fornos das fábricas de cimento, onde se transforma em combustível, garantindo que haja uma diminuição na queima de outros combustíveis derivados do petróleo, não gerando assim resíduo da queima pois é incorporado ao produto final e tudo de acordo com a legislação ambiental vigente.

Ainda na Usina há a separação de resíduos orgânicos em uma peneira, onde teremos assim o adubo orgânico, que é o material mais fino, e o rejeito da compostagem, popularmente chamado de bagaço, este segue diretamente para o coprocessamento nas fábricas de cimento.

“Com esta aquisição, nossa Usina se moderniza e continua na vanguarda ambiental. Hoje é única no Estado do Rio de Janeiro a realizar um trabalho ambiental deste porte e uma das poucas no Brasil. Um Orgulho para nossa cidade e parabenizo o Prefeito por continuar a investir no meio ambiente”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Edualdo Ortega.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email