Novos profissionais foram aprovados em processo seletivo simplificado realizado em 2013
O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), assinou contrato de trabalho com seis novos agentes comunitários de saúde, aprovados no processo seletivo simplificado realizado em 2013 e cujas provas objetivas foram aplicadas na primeira quinzena de agosto, quando participaram 134 candidatos, todos do próprio município, já que o agente de saúde tem que ser morador da área para a qual concorre.
Durante a assinatura dos contratos (regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT), Saulo Gouvea conclamou os novos agentes a atuarem com dedicação, destacando a importância do trabalho deles para o funcionamento adequado da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Vocês são o grande suporte de todo o programa, pois são os agentes de saúde que têm o primeiro contato com os moradores de cada área de atuação, que detectam os problemas in loco, conversam com os pacientes, tornam-se mensageiros da palavra que eleva, que liberta e que conforta. Ser agente de saúde é bem mais que simplesmente integrar o sistema de saúde”, disse o prefeito.
Durante a conversa com os novos contratados, o prefeito também lembrou o pioneirismo de Cantagalo na região ao implantar o Saúde da Família. “Esse programa foi trazido para Cantagalo quando eu era secretário municipal de Saúde, na gestão do ex-prefeito Wilder de Paula (1997/2000).
Com o auxílio de vocês, queremos voltar a destacar esse modelo preventivo de saúde no município”, lembrou Saulo Gouvea, que foi acompanhado, durante a cerimônia, pelos secretários municipais de Saúde, Alan Barros, e de Administração, Ângelo Machado.
Alan Barros informou, também, que os novos agentes comunitários de saúde serão lotados nas áreas das Unidades Básicas de Saúde da Família Djalma Dantas de Gusmão (Centro), Manoel Francisco de Paula Bon (Santo Antônio/São José), Maria Luíza Huguenin de Souza (Santa Rita da Floresta, segundo distrito) e Eolo Caldas Capibaribe (Euclidelândia, terceiro distrito).