Cantagalo comemora os 149 anos de nascimento de Euclides da Cunha

Para marcar os 149 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha, que nasceu em Cantagalo, em 20 de janeiro de 1866, a Secretaria de Cultura promoveu, no último dia 20 de janeiro, o ‘Sarau Euclidiano’, que reuniu diversos convidados, além da comunidade, na Praça João XXIII, no Centro da cidade, para lembrar a data com música, poesia e trovas, sendo as trovas e os textos poéticos voltados ao escritor, que ganhou notoriedade no mundo inteiro pela obra ‘Os Sertões’, lançada em 1902.

Realizado em frente à herma (busto em que as costas, o peito e os ombros são cortados por planos verticais) em homenagem ao escritor, o sarau teve participação de poetas e trovadores da cidade, como Rita Márcia Daflon Gama, Adalto Machado, que também representou sua irmã, Dyrce Machado, e Ruth Farah Nacif Lutterbach, que preside, no município, a delegacia da União Brasileira de Trovadores (UBT). Já as músicas, com repertório que destacou a Música Popular Brasileira (MPB), foram interpretadas pela cantora Lilian Mansur Wermelinger. Enquanto a cantora interpretava belas canções, os trovadores e poetas recitavam obras próprias a respeito do escritor.

Na abertura, a secretária de Cultura, Cristiane Robadey, destacou a importância do escritor para o Brasil e o mundo e também se comprometeu a trabalhar para promover outras formas de homenagear Euclides da Cunha. No encerramento, Cristiane Robadey lembrou que a secretaria e seus parceiros querem promover uma programação especial em 2016, quando serão lembrados os 150 anos de nascimento de Euclides da Cunha.

Outra intervenção foi feita por Matheus Lucas de Arruda, representando o grupo Juventude Cantagalense, que falou sobre a proposta de desmistificar Euclides e sua obra para jovens. O grupo exibiu um documentário sobre o escritor e seu envolvimento com Cantagalo, trabalho premiado na Semana Euclidiana realizada na cidade paulista de São José do Rio Pardo.

Já Alex Vieitas, do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (Geac), falou um pouco sobre seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha.’ O euclidianista também parabenizou a Secretaria de Cultura pelo termo de uso da Casa de Euclides da Cunha, a ser assinado com o Governo do Estado, e aproveitou para anunciar um novo trabalho para 2016, quando lançará um novo livro sobre Canudos (BA) e Euclides da Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email