O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Assistência Social de Cantagalo promoveram, em 17 de julho, a X Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no Fraterno Auxílio Cristão (FAC), no Centro da cidade.
Realizada a cada dois anos, a conferência deste ano defendeu o tema ‘A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas’, baseado na discussão sobre os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que, em Cantagalo, têm sido marcados pela descentralização cada vez maior do sistema, que tem ampliado suas ações para bairros e distritos.
Debatendo os assuntos de forma clara e enfrentando os problemas dentro da realidade do município, a conferência seguiu por toda a tarde. Foram seis eixos em discussão, com a divisão dos 118 participantes inscritos, a maioria representantes de entidades representativas da sociedade civil e do Governo Municipal, em seis grupos com temas distintos e interrelacionados entre si. O grupo 1 discutiu o cofinanciamento obrigatório da assistência social; o grupo 2, a gestão do Suas; o grupo 3, a gestão do trabalho; o grupo 4, a gestão dos serviços, programas e projetos; o grupo 5, a gestão dos benefícios no Suas; e o grupo 6, a regionalização, que trata da descentralização dos serviços. Em seguida, foram promovidos os debates, confirmadas as prioridades e sugestões em plenário e aprovada cada proposta.
As propostas aprovadas pelo plenário serão levadas à IX Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada de 15 a 18 de outubro, no Rio de Janeiro, com participação dos 92 municípios fluminenses. Dessa conferência, Cantagalo participará com seis delegados, também eleitos na conferência, de forma paritária, entre representantes do Governo Municipal e da sociedade. De 16 a 19 de dezembro, será realizada a IX Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília, com participação dos estados.
As diretrizes do trabalho foram dadas pelo presidente do CMAS, José Hércules Ferreira, que comandou os trabalhos, o que incluiu, a divisão de grupos, os debates e a aprovação das propostas. Além de José Hércules e da secretária Madalena Bard, compôs a mesa de abertura o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Homerinho da Saúde (PSB), também líder do governo na Câmara. No plenário e participando dos grupos também esteve a vereadora Manoela do Paraíba (PHS). Outra a fazer parte da mesa de abertura foi a palestrante da conferência, Marcella Gavinho D’Icarahy, técnica de Proteção Social e Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
A tarde de trabalho foi suavizada com apresentações musicais do grupo do programa ProJovem do bairro Novo Horizonte e das oficinas de canto de Euclidelândia e Boa Sorte, respectivos terceiro e quinto distritos, que interpretaram o hino de Cantagalo e outras canções. Ao final, também se apresentou Maria Barros, que também frequenta a oficina de canto. Trabalhos artesanais das oficinas do bairro São José e Novo Horizonte, onde há Centros de Referência de Assistência Social (Cras) instalados, também foram expostos e vendidos durante a conferência.