A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, nesta sexta-feira, 2 de maio, no prédio anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A inauguração contou com a presença da comunidade, servidores municipais e autoridades, entre elas o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo (PMDB).
O secretário municipal de Saúde, Alan Barros, deu início à solenidade, destacando a importância do Samu no município. “Este é um grande avanço para Cantagalo. O atendimento pré-hospitalar é muito importante para salvar vidas e, se nós conseguirmos salvar pelo menos a vida de uma pessoa, o Samu já valeu a pena”, disse o secretário, que também informou que a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência era uma meta da secretaria e da gestão do prefeito Saulo Gouvea (PT).
Paulo Melo (PMDB), convidado do prefeito, disse estar muito feliz por poder contribuir com a administração municipal. “Sou amigo dos cantagalenses e tenho um grande compromisso com esse município”, disse. O deputado disse, ainda, que o Samu será essencial para a descentralização do atendimento hospitalar e também para um socorro mais rápido às vítimas.
Saulo Gouvea finalizou fazendo referência ao vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB), que estava acompanhado da esposa Rosiane Munier, pela ajuda e comprometimento na gestão municipal. O prefeito destacou que Cantagalo está evoluindo na área da saúde e continuará evoluindo ao longo do governo. “Estamos evoluindo na saúde e essa evolução é por Cantagalo. Estou me empenhando, juntamente com minha equipe, para dar o melhor para esta cidade. Estamos trabalhando com um único objetivo, que é obter o melhor para a nossa cidade”, disse o prefeito, que completou dizendo que o Samu vai garantir segurança, conforto e atendimento com dignidade para todos.
O prefeito lembrou, ainda, que a ambulância do Samu estava parada no município há mais de três anos. “Esta ambulância estava parada, se deteriorando, e nós conseguimos, com muito empenho, fazer com que todo esse sistema funcionasse para que vocês tenham o Samu aqui no município”, completou.
O Samu funcionará 24 horas por dia atendendo a chamadas de urgência para atendimentos, preferencialmente, em domicílios, mas também poderá auxiliar o Corpo de Bombeiros. A equipe é formada por quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas, que foram devidamente capacitados e são coordenados pela coordenadora de Base, Mariana Campos Ecard Teixeira, e pela coordenadora Geral, Jacinta Medeiros, ambas enfermeiras.
A regulação das chamadas, que deverão ser feitas através do telefone 192, será realizada pela base do Samu em Petrópolis, responsável por comandar todas as unidades descentralizadas na Região Serrana fluminense.