Cantagalo inaugura Samu com a ambulância à disposição 24 horas

A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, nesta sexta-feira, 2 de maio, no prédio anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A inauguração contou com a presença da comunidade, servidores municipais e autoridades, entre elas o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo (PMDB).

O secretário municipal de Saúde, Alan Barros, deu início à solenidade, destacando a importância do Samu no município. “Este é um grande avanço para Cantagalo. O atendimento pré-hospitalar é muito importante para salvar vidas e, se nós conseguirmos salvar pelo menos a vida de uma pessoa, o Samu já valeu a pena”, disse o secretário, que também informou que a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência era uma meta da secretaria e da gestão do prefeito Saulo Gouvea (PT).

Paulo Melo (PMDB), convidado do prefeito, disse estar muito feliz por poder contribuir com a administração municipal. “Sou amigo dos cantagalenses e tenho um grande compromisso com esse município”, disse. O deputado disse, ainda, que o Samu será essencial para a descentralização do atendimento hospitalar e também para um socorro mais rápido às vítimas.

Saulo Gouvea finalizou fazendo referência ao vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB), que estava acompanhado da esposa Rosiane Munier, pela ajuda e comprometimento na gestão municipal. O prefeito destacou que Cantagalo está evoluindo na área da saúde e continuará evoluindo ao longo do governo. “Estamos evoluindo na saúde e essa evolução é por Cantagalo. Estou me empenhando, juntamente com minha equipe, para dar o melhor para esta cidade. Estamos trabalhando com um único objetivo, que é obter o melhor para a nossa cidade”, disse o prefeito, que completou dizendo que o Samu vai garantir segurança, conforto e atendimento com dignidade para todos.

O prefeito lembrou, ainda, que a ambulância do Samu estava parada no município há mais de três anos. “Esta ambulância estava parada, se deteriorando, e nós conseguimos, com muito empenho, fazer com que todo esse sistema funcionasse para que vocês tenham o Samu aqui no município”, completou.

O Samu funcionará 24 horas por dia atendendo a chamadas de urgência para atendimentos, preferencialmente, em domicílios, mas também poderá auxiliar o Corpo de Bombeiros. A equipe é formada por quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas, que foram devidamente capacitados e são coordenados pela coordenadora de Base, Mariana Campos Ecard Teixeira, e pela coordenadora Geral, Jacinta Medeiros, ambas enfermeiras.

A regulação das chamadas, que deverão ser feitas através do telefone 192, será realizada pela base do Samu em Petrópolis, responsável por comandar todas as unidades descentralizadas na Região Serrana fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email