Cantagalo realiza conferência sobre transparência e controle social

Os debates foram realizados à tarde obedecendo a quatro eixos temáticos e que defendiam a “promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”; aos “mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, além da “atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle” e as “diretrizes para prevenção e combate à corrupção.”

Da mesa de abertura do evento participaram o prefeito Guga de Paula (PP); a Controladora Geral do Município, Marilda Guimarães; os secretários municipais de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Márcio Longo, e de Fazenda, Jorge Valverde, além da palestrante da conferência Rosângela Dias Marinho, assessora do Controlador Geral do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Estadual de Fazenda.

Para o prefeito, a conferência, convocada por decreto presidencial em 2010, não foge ao que já é defendido pela sua gestão. “Transparência, honestidade, lisura com os recursos públicos sempre foram e serão a nossa bandeira principal. Nossa administração é pautada exatamente nesses quesitos, que agora estão se espalhando pelo país cada vez mais como uma obrigação do gestor público. Quero parabenizar a todos que aqui estão, que demonstraram interesse em discutir as questões relativas ao município para levá-las depois às conferências de níveis estadual e federal”, destacou Guga de Paula.

A Controladora Geral do Município, Marilda Guimarães, deu boas-vindas a todos, declarando abertos os trabalhos e destacou a preocupação do governo em conclamar a população a ser partícipe das suas ações. “Queremos que todos sejam nossos parceiros não só na fiscalização, mas na gestão em si. E é isso o que estamos fazendo aqui”, disse, agradecendo, ainda, aos que colaboraram para a organização do evento, muito elogiado pela palestrante Rosângela Dias Marinho, que representou o Governo do Estado.

Secretário de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Márcio Longo também se dirigiu aos representantes das organizações civis e à comunidade em geral. “O objetivo da conferência é promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, o que já vimos fazendo ao longo da administração do prefeito Guga de Paula”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email