Cantagalo recebe programa Estradas da Produção, do Governo do Estado

Iniciativa já recuperou mais oito mil quilômetros de estradas rurais no estado

Localidades de Cantagalo recebem o programa Estradas da Produção, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, que já recuperou mais de oito mil quilômetros de estradas vicinais em todo estado. 

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, durante recente encontro com o vereador Zé da Uta (PSL), falou sobre a recuperação de estradas rurais em Campo Alegre, São Primo, São Sebastião do Paraíba, Porto Marinho e Porto do Tuta. Ao todo, já foram recuperados mais de 20 quilômetros de estradas nessas localidades, beneficiando cerca de 100 produtores de leite e de hortaliças.

De acordo com Zé da Uta, a ação foi muito importante para o escoamento da produção. Christino Áureo destacou que esse é um dos programas mais importantes para melhorar a qualidade de vida do produtor rural e moradores do interior fluminense.

A recuperação de estradas rurais facilita não só o escoamento da produção, mas o acesso aos serviços de saúde e educação. “Essa sempre foi uma reivindicação dos produtores rurais e, graças à sensibilidade do governador Sérgio Cabral, e do vice, Luiz Fernando Pezão, conseguimos montar uma estrutura que está nos permitindo recuperar estradas rurais importantes em todo estado”, disse.

Na ocasião, Christino Áureo destacou, ainda, diversos investimentos realizados na Região Serrana do estado.

– Já investimos, nos últimos anos, mais de R$ 58 milhões, aplicados em práticas de desenvolvimento rural sustentável e de aumento do padrão tecnológico, produtividade e produção das cadeias agropecuárias. São ações simultâneas de revestimento primário, drenagem, construção de pequenas pontes, aquisição de mini-patrulhas e manutenção das vias rurais. É o maior investimento público em engenharia rural feito em toda história da Secretaria de Estado de Agricultura – afirmou.

Além da recuperação de estradas, o programa Estradas da Produção revitalizou lavouras de 18 microprodutores rurais do município de Cantagalo, especialmente na área do quarto distrito.

São Sebastião do Paraíba terá piscicultura em tanque-rede

Prefeito, vereadora, secretários, Inea, Fiperj e Emater-Rio discutiram o projeto

O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), se reuniu com a superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Margareth Nassif; o representante da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Lícius Sá Freire; Tércio Lisboa, membro da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro); Amaro Valente, membro da Fiperj; a vereadora Manuela do Paraíba (PHS); e os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Neder Gomes Pinto, e Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Vollú, terça, 11 de março, para debater o licenciamento da piscicultura em tanque-rede no Rio Paraíba do Sul, no quarto distrito, São Sebastião do Paraíba.

A reunião aconteceu na Prefeitura e também contou com a presença de moradores do distrito. Saulo Gouvea ressaltou que o governo quer ver esse projeto acontecendo, mas cumprindo todas as legislações e respeitando o meio ambiente. “Vamos caminhar com os pés no chão para construir um projeto sólido, dentro da regularidade, mesmo que, para isso, tenhamos que caminhar mais devagar”.

Rodrigo Vollú explicou sobre o que já foi feito dentro do projeto e da experiência de utilização de três tanques-rede em São Sebastião do Paraíba. “Utilizamos três tanques, com 900, 1.150 e 1.350 peixes, respectivamente, e percebemos que é viável”, destacou o secretário.

Margareth Nassif esclareceu que o tipo de licenciamento muda de acordo com o número de tanques e espaço a serem utilizados, por isso é preciso definir bem como será o projeto e como vai funcionar. Lícius Freire lembrou que é preciso definir os detalhes, inclusive o transporte dos peixes vivos e mortos.

De acordo com Amaro Valente, os tanques funcionarão em alguns períodos. “Vamos trabalhar fora da cheia. Quando o volume de água aumentar, os tanques serão retirados por causa da correnteza e oxigenação da água”, explicou.

O prefeito Saulo Gouvea, entusiasmado com o projeto, informou que, quando o município conseguir o licenciamento, os pescadores já terão cinco freezeres, uma máquina de embalar a vácuo e uma despolpadeira e tanques-rede, além do local para comercialização do peixe, que já existe.

Novo secretário de Agricultura em Duas Barras

Um aperto de mãos entre o prefeito Alex Rodrigues (PMDB) e Marcelo Assis de Mello, na presença dos secretários de Governo, Júlio Thurler e de Meio Ambiente, Marciel da Silva, em reunião ocorrida no gabinete do prefeito, selou, finalmente, a nomeação do novo secretário de Agricultura de Duas Barras.

Durante o ato, o prefeito fez questão de agradecer ao secretário Marciel da Silva, que comandou interinamente a pasta por alguns meses, destacando a importância do seu trabalho para o governo e o setor agrícola do município. Além disso, ele enfatizou que solicitou ao novo secretário que redobre a atenção com a zona rural do município, considerando a vocação natural voltada para a agropecuária. “A ideia é desenvolver um trabalho de fortalecimento do homem do campo, com especial atenção para o produtor rural, garantindo-lhe as condições mínimas para que ele possa se manter em sua terra sem deixar de produzir em favor do município, garantindo o sustento de sua família. Nesse sentido, todas as parcerias devem ser estabelecidas para que esse trabalho possa acontecer com tranquilidade”, reforçou.

Com larga atuação junto à Secretaria de Agricultura, Marcelo Assis de Mello nasceu em Natividade e, em seguida, migrou para Duas Barras, onde constituiu família, casando-se com Margareth Serafim. Formado como técnico agrícola pela Universidade do Norte do Estado do Rio, em 1993, no ano seguinte passa a comandar um projeto na área de silvicultura econômica, na Fazenda Reunidas, com a plantação de 600 mil pés de eucaliptos. Professor classificador de café, formado pelo Ministério da Agricultura, e instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) nas áreas de piscicultura, reflorestamento e pecuária de leite, assume a secretaria com o desafio de reestruturar a pasta, valorizar o homem do campo, estabelecer parcerias e implantar uma nova política para a área agrícola do município.

Ao assumir a pasta, o novo secretário destacou entre suas prioridades a reativação do horto florestal, onde será implementado um amplo projeto de produção de mudas de olerícolas nativas e frutíferas com recursos do Rio Rural, além da reabertura dos tanques de piscicultura para a produção e fornecimento de alevinos para os produtores interessados; incentivo à construção de moradias na zona rural, com recursos do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, da Caixa Econômica Federal; implementação de cronograma de atuação da patrulha agrícola, com atenção especial para a manutenção de estradas e preparo da terra para plantio e conscientização dos produtores para a emissão de notas fiscais, visando o registro da produção rural, o que favorece o município com retorno através do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

Além disso, o secretário pretende realizar um trabalho de incentivo à produção de canas forrageiras, com novas opções de forragens e pastagens voltada para o produtor de leite; realização de parceria com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente visando sensibilizar os filhos dos moradores da zona rural a fazer com que seus pais tenham mais atenção com a produção e preservação do meio ambiente; implementar um amplo trabalho em parceria com as associações de produtores rurais legalmente estabelecidas no município; reforçar a parceria com a Emater local, com o objetivo de ampliar as ações em favor do produtor rural; retomada da Festa do Dia do Produtor Rural, com palestras e atividades voltadas para o produtor rural; ampliar as parcerias visando a busca de novos recursos para financiar projetos no município junto ao Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual de Agricultura, Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Federação de Agricultura, Senar e outras instâncias interessadas em investir no município de Duas Barras.

Finalmente, o secretário pretende reestruturar a equipe da secretaria e contratar um técnico agrícola, engenheiro florestal e agrônomo para melhor atender ao produtor rural e garantir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que ainda não existe no município.

Segundo ele, para atender à solicitação do prefeito, de garantir total atenção para o morador da zona rural, em especial com o produtor rural, pretende trabalhar levando em consideração as microbacias e em parceria com o Sindicato Rural, a cooperativa e associações de produtores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email