Na ocasião, Robadey reforçou a importância de um bom relacionamento entre a Defesa Civil de Cantagalo e o DGDEC, além de apoio do departamento nos projetos e trabalhos que foram iniciados e estão previstos. Na visita, o secretário falou sobre o relatório do Serviço Geológico do Rio de Janeiro (DRM), que identifica 68 áreas de risco em Cantagalo, e expôs, ainda, as ações e medidas que serão adotadas para minimizar a vulnerabilidade desses moradores.
O diretor do DGEC colocou o departamento à disposição da Secretaria de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo. Na ocasião, Douglas informou que Cantagalo será contemplado com o sistema de alerta e alarme do estado, devido ser um município com muitas comunidades em áreas de risco.
No bairro São José, o mais populoso de Cantagalo, já existe um sistema de alerta e alarme. Mas a ampliação desse recurso faz parte das ações previstas pela Defesa Civil para garantir mais segurança à população.
No encontro, Robadey também visitou o Sistema de Meteorologia do Estado Rio de Janeiro (Simerj), onde é feito o acompanhamento e as previsões de chuvas para todo o estado. O secretário conversou, ainda, com o coordenador do Simerj, meteorologista Honório Matheus dos Santos Filho, chefe da equipe responsável por todos os avisos de chuvas fortes que o estado envia às Defesas Civis.