O Caps recebeu o prêmio, nesta edição, referente à prática ‘Terapia Comunitária Integrativa no Centro de Atenção Psicossocial – Caps I: Desenvolvendo Ações de Rede em Prol da Saúde Pública’, implantada na Secretaria de Saúde de Cantagalo, e cujo trabalho foi elaborado pelas servidoras Marise Gama Corrêa Lutterbach (terapeuta ocupacional/terapeuta comunitária) e Bethânia do Carmo Caetano Silva (assistente social e apoiadora de terapia comunitária), contando, também, com apoio da psicóloga e terapeuta comunitária Zoraya Pinheiro. Além de Cantagalo, foram premiadas práticas de outros três municípios fluminenses: Piraí, São João da Barra e Três Rios.
Para receberem o prêmio, Marise Lutterbach e Bethânia do Carmo estiveram acompanhadas do coordenador do Caps, Diovani Duarte, e do secretário municipal de Saúde, Márcio Barbas, que também representou o prefeito Guga de Paula (PP), que havia recebido convite do presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Júnior, que destacou a importância do evento. “É uma alegria imensa reconhecer práticas que levem melhoria à vida das pessoas e ao serviço público em geral. Parabéns a todos os agraciados”, disse, acrescentando que os premiados receberam certificados e que os relatos das melhores práticas serão publicados pela Escola de Contas e Gestão (ECG), órgão do TCE-RJ.
O vice-governador do estado e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, que integrou a mesa solene, destacou a importância de prêmios como o de ‘Melhores Práticas’. Ele foi prefeito de Piraí durante oito anos e, na ocasião, conquistou diversos prêmios como gestor. “Prêmios como estes incentivam os gestores públicos. É um momento de reconhecimento. Esses prêmios devem se multiplicar”, destacou Pezão.
Participaram da mesa solene, além do presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Júnior, os conselheiros Júlio Lambertson Rabello e José Gomes Graciosa; o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão; a diretora da ECG, Paula Alexandra Nazareth; o presidente da comissão julgadora e diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini Rodrigues da Silva; e o deputado estadual Gustavo Tutuca, representando a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Para a comprovação das ações do trabalho apresentado, três servidores do TCE-RJ que compõem a Equipe Técnica Multidisciplinar, estiveram visitando, em 8 de fevereiro, a unidade do Caps de Cantagalo. A iniciativa, inédita, foi primordial, segundo eles, para a avaliação final dos relatos inscritos, feitos pela Comissão Julgadora do prêmio.
Guilherme Pinto de Albuquerque, da ECG, Sérgio Wilson Séfer da Nóbrega e José Mota da Silva Filho, ambos da Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE-RJ, foram os técnicos responsáveis por comprovar, in loco, os dados descritos sobre o programa de Cantagalo inscrito pela Secretaria Municipal de Saúde.