Com o objetivo de garantir o atendimento da necessidade específica de cada empreendedor, a Care Brasil distribuirá todos os kits na forma de cupons, os quais poderão serão trocados no mesmo dia por materiais de trabalho como ferramentas para irrigação, adubo, fertilizantes, sementes, carrinhos de mão, etc. “Dessa forma, nós evitamos o assistencialismo e promovemos o empoderamento das pessoas, que se sentem respeitadas podendo exercer seu poder de escolha de materiais e bens que ainda precisam”, explicou a coordenadora da organização na Região Serrana, Daphne de Souza Lima Sorensen.
Para aumentar a flexibilidade do processo, cada beneficiário poderá receber até 10% de troco em dinheiro, caso não atinja o valor de R$ 1,1 mil nas ferramentas de trabalho.
A seleção dos beneficiados se deu através de um processo participativo liderado pelas próprias comunidades dos bairros atingidos. Para isso, foram realizadas, em Nova Friburgo, oito reuniões envolvendo lideranças comunitárias e funcionários da Care (com a participação de mais de 300 pessoas) para explicar sobre os kits e decidir, de forma consensuada, como as doações seriam repartidas entre os bairros, de acordo com a vulnerabilidade dos beneficiários.
Em Nova Friburgo, 164 empreendedores já receberam kits “Reposição Econômica”. Paralelamente, a Care Brasil está realizando oficinas de gestão de negócios para todos eles. O Projeto Somando Forças com a Região Serrana distribuirá, no total, cerca de 800 kits com ferramentas de trabalho, materiais de construção e utensílios domésticos para as famílias mais vulneráveis.