Compareceram artistas de várias cidades da região, que apresentaram em torno de 50 trabalhos artísticos. Muitas naturezas-morta, marinhas, florais, modernos, clássicos, etc. O máximo da arte plástica da região estava presente. A cidade de Carmo foi representada pelo artista Luciano Huguenin, que levou um de seus melhores quadros realistas, um óleo sobre tela com tema religioso, muito complexo de ser pintado. Luciano demorou três meses para pintar o quadro, aproveitando as horas vagas.
O evento teve excelente decoração, com máximo de requinte, com a presença de várias autoridades, empresários e políticos de Cordeiro. O secretário de Cultura, Alessandro Concêncio, reuniu uma grande equipe para preparar o evento.
No final do evento, todos esperavam ansiosos pelo resultado, quando Luciano Huguenin foi anunciado o vencedor. Todos gostaram muito do quadro, observando o grau de dificuldade na pintura da obra. Luciano Huguenin conheceu muitas pessoas diferentes na região, que também trabalham com artes.
– Esse prêmio representa a força da arte de Carmo na região. Nossa cidade ainda pode construir muitos outros valores artísticos. Cordeiro é o grande destaque na região em termos culturais, possuindo uma Secretaria de Cultura muito atuante, realizando eventos em artes plásticas todos os meses. Mas também acontecem muitos outros eventos, como festivais de dança, música, teatro, etc. Carmo precisa, urgentemente, seguir os passos de Cordeiro e criar projetos para desenvolver o lado artístico e cultural da cidade – destacou o artista carmense, muito aplaudido pela magnífica obra, alvo de grandes elogios dos críticos da área.