Carmo ganha coleta seletiva e preservação ambiental

Trabalho passa por uma cooperativa de catadores, que gera vários empregos na cidade

Na última semana, a Prefeitura de Carmo, através da Secretaria Municipal de Obras Habitação e Infraestrutura, realizou diversas palestras sobre ecologia urbana e sustentabilidade, meio ambiente e o uso da bioengenharia. Estiveram presentes a equipe do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), o professor doutor Adílson Roque dos Santos, especialista em ecologia, e o engenheiro Alberto Daniel de Carvalho, ambos responsáveis pela apresentação das palestras.

Os temas foram de extrema importância na atualidade, visto os problemas da escassez de água no planeta, inclusive na região, e tantos outros problemas resultantes do crescimento urbano desordenado e da falta de cultura para preservação do meio ambiente. Entre tantas adversidades, a coleta seletiva pode ser o início da conscientização e da preservação da natureza.

Pensando no futuro e na preservação do meio ambiente da cidade, o prefeito de Carmo, César Ladeira (PT), assinou, em 28 de novembro, um contrato de prestação de serviços de coleta, separação, processamento, comercialização, destinação final e adequada de resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis com a cooperativa de trabalho dos catadores de materiais recicláveis Nova Bela, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

A cooperativa existe desde 2009, mas somente este ano foi formalizada. Há poucos meses, a Prefeitura comprou um caminhão de coleta seletiva para facilitar o trabalho dos cooperados.  Carmo está enquadrada no atendimento à Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Durante a assinatura do contrato, estiveram presentes, além do prefeito César Ladeira, Rosi Alves e Ricardo Conceição, assessores técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e específicos do programa Coleta Seletiva Solidária.; os cooperados e a secretária de Meio ambiente e Defesa Civil,  Leila Moreira Silva. César Ladeira reafirmou seu “orgulho de ser carmense” e acrescentou a importância desse tipo de trabalho para a cidade, com destaque para os empregos que são gerados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email