A Secretaria de Cultura de Carmo foi premiada e recebeu, em 17 de setembro, um kit de modernização da Fundação Biblioteca Nacional, através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. O kit contém móveis, TV, computador, aparelho de som, DVD, impressora, entre tantos outros objetos úteis que irão melhorar o funcionamento da biblioteca.
A Biblioteca Padre Aprígio de Moraes teve suas novas instalações inauguradas em outubro de 2006. A secretária de Cultura, Sônia Leão, juntamente com o prefeito César Ladeira (PT), decidiram reformular a pintura do local para receber os novos produtos e incentivar a leitura. Com a ajuda de dois voluntários – Luciano Huguenin (artista plástico) e Igor Samuel –, a equipe da Secretaria de Cultura está fazendo um trabalho de renovação na decoração da biblioteca.
Após conhecer a Biblioteca Estadual Parque, no Rio de Janeiro, o artista plástico Luciano Huguenin se inspirou e sugeriu a pintura de personagens literários, assim como a homenagem a Steve Jobs e Bill Gates, na sala de informática. Segundo o próprio artista, ele também pretende homenagear escritores do próprio município de Carmo.
A cidade de Carmo aguarda, ansiosamente, essa transformação, o que também incentivará a leitura. Projetos como esse deveriam se repetir em todas as cidades, pois valorizam a leitura e ainda criam um ambiente especial e aconchegante para a pesquisa em livros.